Bento Gonçalves – Rio Grande do Sul

Bento Gonçalves é famosa pelo passeio de Maria Fumaça e, principalmente, por abrigar algumas das principais vinícolas do Vale dos Vinhedos do Rio Grande do Sul.

Vale dos Vinhedos

Vale dos Vinhedos

E foi em Bento Gonçalves que tivemos o nosso primeiro imprevisto por causa da falta de planejamento da viagem. Pois, para fazer o passeio de trem é necessário fazer a reserva antecipadamente. E é claro que nós não tínhamos feito isso, o que nos deixou de fora da brincadeira.

A Maria Fumaça é um passeio temático com danças folclóricas, músicas gauchescas e italianas, vinho, sucos de uva, espumantes e outras coisas mais. Mas, a nossa sorte, é que ela não é a única atração de Bento Gonçalves. A cidade também é famosa pelos seus vinhedos. Com isso, não perdemos tempo e nos dirigimos para uma das mais importantes vinícolas da região, a Vinícola Casa Valduga.

Casa Valduga

Casa Valduga

Como já era meio dia e o passeio pela vinícola ia demorar um pouco, aproveitamos para almoçar no restaurante típico Italiano Maria Valduga, na própria vinícola. O que recomendo a visita, comida extremamente deliciosa.

O passeio é guiado por um enólogo aos parreirais e pela vinícola, onde é possível ver todo o processo de produção de vinhos. Ao final da visita, há uma degustação de vinhos acompanhada de um “mini curso” de degustação onde podemos ficar com a taça de cristal utilizada.

Casa Valduga

Casa Valduga

Também é possível comprar vinhos e espumantes na loja da vinícola e, para quem quiser ficar por lá mesmo, tem a pousada que faz parte do complexo enoturístico Vila Valduga.

Infelizmente não pudemos degustar muitos vinhos, pois ainda tínhamos a estrada pela frente e, sem mais delongas, nos dirigimos para o Parque Nacional de Aparados da Serra em Cambará do Sul para conhecer os cânions.

Fotos de Bento Gonçalves

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *