Berlim (Berlin) – Alemanha

Na viagem pela Alemanha procuramos e reservamos os hotéis pela internet sempre quando chegavamos na cidade. As vezes acertavamos na escolha do hotel, outras vezes não, mas em Berlim a sorte estava do nosso lado, encontramos o melhor e um dos mais baratos hotéis de toda viagem.

Berlin

Berlin

Ao chegar na estação central de Berlim (HBF – Hauptbahnhof) fizemos a reserva do Berlim Plaza Hotel (Knesebeckstraße 63), localizado em um bairro nobre da cidade, com diversas lojas de grifes. Fomos de metro até o hotel, onde chegamos ao final da tarde. Sem nenhum plano para o restante do dia, resolvemos explorar um pouco o bairro e parar em algum bar para jantar e beber uma boa cerveja.

Pontos turísticos de Berlim.

Berlim tem muita coisa legal para fazer e visitar, e a melhor solução que encontramos foi fazer um city-tur de ônibus, que passa pelos principais pontos turísticos da cidade, com guia em português (por gravação).

A primeira parada foi na Igreja Kaiser Wilhelm Gedächtniskirche, praticamente toda destruída da segunda guerra, com apenas uma torre construída pós guerra. A seguir paramos no Gendarmenmarkt, que é um conjunto de construções de rara elegância e grandeza com a Catedral Alemã (Deutscher Dom) a esquerda, a Catedral Francesa (Französischer Dom) a direita e a sala de concertos (Konzerthaus) entre elas.

Konzerthaus Berlin

Konzerthaus Berlin

Depois de visitar o local e tirar diversas fotos, seguimos a um centro de eventos, o O2 World, para, na frente do mesmo, ver parte do muro de Berlim intacto e pintado por 118 grandes artistas de 21 países. Essa parte é conhecida como Mühlenstraße ou East Side Gallery.

Mühlenstrasse East Side Gallery

Parte do muro de Berlin, conhecida como East Side Gallery

O muro tem altura de 3,20 metros, é possível ver pedaços dele em diversos lugares da cidade, mas é nesse local que ele está intacto e se encontra a parte mais longa dele, pouco mais de um quilometro de extensão.

Há também o museu Checkpoint Charlie, que é o posto de controle de fronteira mais famoso da cidade e foi conservado para lembrar o significado do muro de Berlim. Nele é possível conhecer a história do muro por meio de objetos e testemunhos daqueles que se arriscaram para atravessá-lo.

Checkpoint Charlie

Checkpoint Charlie

Pegamos o próximo ônibus e desembarcamos na Alexanderplatz, que é uma grande praça de concreto, em um centro comercial ao lado da torre de TV. Como estava quente, aproveitamos para tomar uma cerveja e subir a torre de TV, conhecida como Berliner Fernsehturm, de 365 metros, que é uma das mais altas construções da Europa e proporciona uma visão panorâmica de 360 graus da cidade. Recomendo beber uma Berliner Weisse no bar da torre enquanto aprecia a linda visão da cidade.

Alexanderplatz

Visão da Alexanderplatz da Torre de TV

A Berliner Weisse é uma cerveja natural de Berlim e muito difícil de encontrar. Apesar de ser uma cerveja ácida, ela é misturada com um xarope, mit schuss, que pode ser verde sabor aspérula ou vermelho sabor framboesa, que dão um sabor doce e refrescante a cerveja, vale a degustação.

Cerveja Berliner Weisse

Cerveja Berliner Weisse

A pretensão era passar apenas uma noite na cidade, mas como o presidente dos EUA, Barack Obama estava lá, alguns pontos turísticos não puderam ser visitados no dia, assim decidimos ficar mais um dia.

No final da tarde (escurece às 22hrs), ocupamos nosso tempo caminhando pelo bairro onde estávamos hospedados, onde passamos pelo memorial da reunificação (Monumento à paz), a Igreja Kaiser-Wilhelm-Gedächtnis-Kirche, o Museu da BMW até encontramos um bom lugar para jantar.

Memorial da reunificação Berlin

Monumento à Paz, Memorial da reunificação Berlin

No dia seguinte acordamos cedo e fomos tirar o atraso do dia anterior. Deixamos nossas mochilas na Estação Central e seguimos para a rua Unter der Linden, principal avenida de Berlim-Leste, que passa pelo portão de Branderburg Tor, símbolo da cidade. Logo ao lado esta o Reichstag, sede do Parlamento e do Governo, e a frente esta o jardim Tiergarten, ou jardim dos animais, que antigamente era o campo de caça dos monarcas, mas atualmente ele também da nome ao bairro.

Branderburg Tor

Branderburg Tor

Os principais pontos turísticos de Berlim podem ser vistos em um dia, mas a cidade tem muito mais a oferecer, diversos museus, parques e monumentos. Se locomover na cidade é muito fácil e tranquilo, muitos ônibus e uma linha de metro que te deixam na porta dos principais pontos turísticos.

Ah, antes de arrumar as malas para Berlim, da uma olhada na agenda do presidente, assim você garante um ótimo passeio hehe.

Roteiro dos lugares visitados

De todos os lugares visitados, o único pago foi a visita a Torre de TV (Berliner Fernsehturm), 12,50 euros por pessoa, apesar de um pouco caro, vale a visita. Do alto da torre se tem uma ótima vista e noção do tamanho da cidade.

Igreja Kaiser Wilhelm Gedächtniskirche
Endereço: Breitscheidplatz, 10789 Berlin

Gendarmenmarkt (Catedral Alemã – Deutscher Dom, Catedral Francesa – Französischer Dom e Sala de Concertos – Konzerthaus)
Endereço: Gendarmenmarkt, 10117 Berlin

Mühlenstraße ou East Side Gallery (O2 World)
Endereço: Mühlenstraße, 10243 Berlin

Checkpoint Charlie
Endereço: Friedrichstraße 43-45, 10117 Berlin

Alexanderplatz
Endereço: 10178 Berlin

Berliner Fernsehturm (Torre de TV)
Endereço: Panoramastraße 1A, 10178 Berlin

Branderburg Tor
Endereço: Pariser Platz, 10117 Berlin

Reichstag
Endereço: Platz der Republik 1, 11011 Berlin

Fotos de Berlin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *