Brasília – Um passeio pela capital do Brasil

Depois de conhecer a Chapada dos Veadeiros, reservei um dia para visitar Brasília, a capital do País, aproveitando o tempo ocioso até embarcar de volta pra casa.

Estive na cidade no feriado de finados e muitos estabelecimentos e pontos turísticos estavam fechados, o que deixou o passeio incompleto e um pouco frustrante. Pelo que me informaram, independente de qual seja o feriado, é comum estes lugares estarem com as portas fechadas.

Vista de Brasília da Torre de TV

Vista de Brasília da Torre de TV

Cheguei na cidade no fim do dia sedento por uma cerveja, e a primeira parada foi no Bar Santuário, que, segundo amigos, tem a melhor carta de cervejas de Brasília, porém ele e muitos barzinhos ao redor estavam com as portas fechadas. Fui então ao segundo lugar recomendado, o Pontão Lago Sul, que é um centro de lazer e entretenimento com bares e restaurantes.

Lá conheci o Restaurante Bier Fass, que fica a beira do Lago Paranoá e tem uma bela visão do lago, com uma carta de cervejas razoável, tanto nas opções quanto no valor.

Torra da TV em Brasilia

Torra da TV em Brasilia

Na manhã seguinte iniciei o city tur pela Torre de TV, próximo do Estádio Mané Garrincha. Como é um ponto alto, é possível visualizar boa parte da cidade como o Parque da Cidade e Palácio do Planalto.

Próximo da Torre de TV tem uma feira de artesanato com diversos restaurantes e lanchonetes.

Catedral de Brasília

Catedral de Brasília

Continuando com o passeio, cheguei na Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida ou Catedral de Brasília, projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer. Ela estava fechada e não foi possível conhecer o interior dela, o que foi uma pena, já que ela é muito bonita.

Palácio do Planalto

Palácio do Planalto

Seguindo um pouco mais a frente tem o Palácio do Planalto, sede do Poder Executivo Federal e local onde está o Gabinete Presidencial do Brasil e a Praça dos 3 Poderes que é um amplo espaço entre três edifícios que representam os três poderes da República: Palácio do Planalto, Supremo Tribunal Federal e o Congresso Nacional.

Mastro da Bandeira e Pira da Pátria

Mastro da Bandeira e Pira da Pátria

Na Praça dos Três Poderes tem a Pira da Pátria, que é uma construção que abriga no topo uma tocha regularmente acesa, e o Mastro da Bandeira, que tem a bandeira nacional em tamanho oficial permanentemente hasteada.

Ponte JK

Ponte JK

O tur continuou pela Ponte JK que liga o Lago Sul à parte central de Brasília. Um passeio pelo bairro onde se concentram a maioria das embaixadas, e, por fim, uma visita a residência do presidente da República, O Palácio da Alvorada, que foi o primeiro prédio construído em alvenaria na capital e também projetado por Oscar Niemeyer.

Fotos de Brasília

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *