Bruxelas: Pontos turísticos e o que fazer na capital belga

Bruxelas fica praticamente no centro da Bélgica é o centro da economia, capital do país e também da Europa, já que é sede da União Europeia.

A cidade têm duas línguas oficiais, o holandês e o francês. É comum ver placas de ruas e nomes de lugares nos dois idiomas. Mas pra quem não sabe nenhuma delas, não precisa se preocupar, eles se viram muito bem no inglês.

Bruxelas

Ruas de Bruxelas

A cidade é dividida em duas regiões, cidade baixa e cidade alta. A primeira esta situada ao redor da Grand Place com construções mais antigas remanescentes do século XV e XVI, é a área mais pobre da cidade, onde vivem em geral operários e imigrantes. A cidade alta é um contraste, com grandes construções pós-modernas das instituições europeias.

Pontos turísticos de Bruxelas, Bélgica

A Bélgica é considerado o paraíso das cervejas, por isso, fazer um passeio pelos bares e cafés de Bruxelas também é conhecer e viver a cultura local.

Outra dica, é visitar a Cervejaria Cantillon que é um lugar imperdível pra quem quer conhecer uma antiga cervejaria que faz a cerveja com sabores exóticos e da mesma forma de séculos atrás.

Mas Bruxelas não é só cerveja, também tem muito lugar legal para visitar e conhecer melhor a cultura do país. Assim, montei uma lista de alguns dos pontos turísticos de Bruxelas que eu visitei.

Centre Belge de la Bande Dessinée

O Centre Belge de la Bande Dessinée é a tradução para Museu das Histórias em Quadrinhos. O museu faz homenagem aos grandes quadrinistas belgas e do exterior.

Tem exposições de grandes heróis conhecidos como Tintin, lançado em 1929, do autor belga Hergé.

Centre Belge de la Bande Dessinée

Centre Belge de la Bande Dessinée

O museu também exibe ilustrações originais e objetos dos desenhistas. Mostra todo o processo de criação de uma história em quadrinho, do esboço até a publicação.

cartoons dos smurfs, tintin e outros em tamanho real, é muito legal. Um passeio para pessoas de todas as idades.

Endereço: Rue des Sables 20
Site: www.comicscenter.net/en/home

Cathédrale Sts-Michel et Sainte Gudule

A Igreja St. Michel, fica na região central de Bruxelas, próxima da estação central. A igreja impressiona mais por fora que pelo interior dela, devido um saque protestante em 1579 e roubos durante a revolução francesa.

Cathédrale Sts-Michel et Sainte Gudule

Cathédrale Sts-Michel et Sainte Gudule

Endereço: Place Sainte-Gudule, 1000
Site: www.cathedralestmichel.be

Grand Place

Parada obrigatória de todos os turistas em Bruxelas, a Grand Place é a principal praça histórica de Bruxelas.

Grand Place

Grand Place

A Grand Place é um dos lugares mais bonitos da cidade. É o centro comercial e histórico com grandes construções, diversos bares/cafés e museus. A principal construção é o Hôtel de Ville, câmara municipal de Bruxelas, e nos demais lados da praça um conjunto de construções construídas, e reconstruídas em estilo barroco após bombardeio de 1695 pelos Franceses (Guerra dos 30 anos), pelas corporações de oficio, como padeiros, alfaiates e açougueiros.

Belgian Brewers’ Museum

Entre os museus da Grand Place, esta o Museu da Cerveja Belga, que exibe equipamentos novos e antigos para a fabricação de cerveja. Lá é possível ver como as primeiras cervejas eram feitas.

Belgian Brewers’ Museum

Belgian Brewers’ Museum

O passeio é curto, são apenas duas salas para visitar, assistir um vídeo de 15 minutos que mostra as principais cervejarias belgas e tomar uma cerveja que acompanha o ingresso de cinco euros.

Endereço: Grand Place 10
site: www.beerparadise.be

Manneken Pis

o Manneken Pis, é uma pequena estátua de um menino fazendo xixi. Ela é famosa porque simboliza a coragem militar do país, já que o filho de um duque foi pego urinando em uma árvore durante uma batalha do século 12.

Mas não adianta se empolgar muito com a estátua, ela tem apenas 30 centímetros de altura, e a maior parte do tempo ela fica vestida. No dia que fui conhece-lá, estava vestida com uma camisa do Hard Rock Café.

Manneken Pis

Manneken Pis

Na frente da sede do time do Botafogo, no Rio de Janeiro, há uma estátua de um menino urinando inspirada no Manneken Pis, que foi apelidada de Manequinho.

Endereço: Rue de l’Etuve 46

Palais Royal

O Palácio Real de Bruxelas é a residência oficial da monarquia belga. Começou a ser construído em 1820 onde era o Palácio de Goudenberg.

Palais Royal

Palais Royal

Além do palácio, também é possível visitar e passear pelo Jardim Real, à frente do palácio.

Endereço: 1000 Bruxelles
Site: www.monarchie.be

Notre-Dame du Sablon

A Igreja de Notre-Dame du Sablon, ou Igreja de Nossa Senhora de Laeken, foi construída em 1304, numa praça deserta, pelos arqueiros da cidade. No seu interior é possível visualizar 11 magníficos vitrais de 15 metros de altura cada.

Notre-Dame du Sablon

Notre-Dame du Sablon

A Igreja fica entre a Place du Petit Sablon, praça que possui 48 estátuas de bronze que representam uma diferente guilda medieval da cidade, e a Place du Grand Sablon, praça que divide a capital em cidade baixa e cidade alta.

Endereço: Place du Grand Sablon, 1000

Parlamento Europeu

O Parlamento Europeu é um enorme complexo de vidro e aço situado na cidade alta de Bruxelas.

Ele é chamado de “Caprichos dos Deuses”, referência a um queijo francês, já que a construção tem forma semelhante ao queijo.

É legal dar uma caminha aos arredores do Parlamento Europeu, pois ele é cercado de prédios modernos, luxuosos e muito bonitos.

Endereço: Rue Wiertz 60, Bruxelas
Site: www.europarl.europa.eu/portal/pt

Parc du Cinquantenaire

O Parque do Cinquentenário foi inaugurado em 1880 em comemoração aos cinquenta anos da independência da Bélgica.

Parc du Cinquantenaire

Parc du Cinquantenaire

Na entrada do parque há o Arco Triunfal, no mesmo molde do Arco do Triunfo de Paris, e nas laterais, há mais duas áreas extensas de exposições.

Fotos dos Pontos Turísticos de Bruxelas


Gostou das dicas de alguns dos principais pontos turísticos de Bruxelas? Comente abaixo como foi a tua experiência na capital belga.

2 Comentários para “Bruxelas: Pontos turísticos e o que fazer na capital belga”

  1. Abimael Almeida disse:

    muito linda um pais cheios de harmonia…

  2. rosi dias disse:

    Absurdamente linda a paisagem em Bruxelas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *