Castelo de Windsor – Inglaterra

O Castelo de Windsor fica na pequena cidade de Windsor, aproximadamente a 1hr de trem da capital Londres. O Castelo é a residência oficial mais antiga continuamente habitada da família real britânica.

Começou a ser construído em 1070, todo em madeira e com o objetivo de proteger o lado oeste de Londres, mas o castelo sofreu muitas alterações durante os anos seguintes pelos monarcas que habitaram nele. Inclusive Jorge V, em 1970, por gostar tanto do palácio, começou a usar Windsor como sobrenome da família.

O que ver no Castelo

O Castelo é dividido em três alas: baixa, alta e central. A visita dura cerca de 3h e começa pela ala do meio, em frente ao jardim da Torre Redonda, que abriga uma coleção de objetos reais, mas que infelizmente não esta aberta ao público.

Torre Redonda

Torre Redonda

Castelo de Windsor

Castelo de Windsor

Dando a volta na Torre Redonda e passando pelo Terraço Norte, o próximo destino são os Apartamentos de Estado, que é a maior área da ala superior, e onde há mobílias originais, quadros e pinturas de artistas famosos entre outros objetos de época.

Os pontos altos da visita são a Grande Escadaria que é passagem obrigatória para quem visita o Castelo, a Waterloo Chamber, salão construído em homenagem a vitória inglesa contra Napoleão Bonaparte, na batalha de Waterloo. O St. George’s Hall, maior salão do castelo e onde são realizados os banquetes de estado quando a Rainha recebe visitantes importantes de todo o mundo. Neste salão há uma enorme mesa que pode comportar até 160 convidados, e, por fim, o Lantern Lobby, antiga capela privada que hoje é um salão com parte da coleção de pratarias reais e armadura do rei Henrique VIII.

Terraço Norte

Terraço Norte

Castelo de Windsor

Castelo de Windsor

Ainda na ala alta, há a casa de bonecas da Rainha Mary, que exibe uma coleção de casas de bonecas em miniatura e bonecas que foram dadas a rainha de presente.

Capela de St George’s

Capela de St George’s

O destino final é a Capela de St George’s na parte baixa, onde estão os túmulos de 10 soberanos, porém tem que se programar se quiser visitar ela, pois a mesma não abre aos domingos, e como não sabia disso antes de ir lá, acabei ficando apenas na vontade.

Como chegar ao Castelo de Windsor

Acredito que a melhor forma de chegar ao castelo é de trem, principalmente quem vem de Londres. A viagem dura cerca de 1hr e a parada final é na estação central da cidade de Windsor, e a partir da estação, são poucos metros até a entrada de visitantes do castelo, cerca de 7 min caminhando.

Minha sugestão é chegar cedo, pelo menos 1h antes de abrir os portões da visitação, pois como o local é bastante visitado é comum formar uma fila enorme para entrar. Para terem uma ideia, no dia que fui, cheguei 20 minutos após a abertura dos portões e tive que esperar pouco mais de 1h na fila até conseguir entrar.

Fotos do Castelo de Windsor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *