Cervejaria Cantillon

Bem-vindo a uma cervejaria Lambic tradicional, bem-vindo a Cantillon.

Entrada da Cervejaria Cantillon

Entrada da Cervejaria Cantillon

Definitivamente a visita a Cervejaria Cantillon em Bruxelas foi uma das melhores experiências cervejeiras que já tive.

A Cantillon é uma cervejaria familiar fundada em 1900 e os mesmos equipamentos continuam sendo usados para produzir em torno de 1.700 hectolitros de cerveja por ano, ou 1.450 barris.

Ela é famosa por ser uma das últimas cervejarias remanescentes que produzem cervejas do tipo Lambic, de fermentação espontânea.

Cervejaria Cantillon

Cervejaria Cantillon

O processo destas cervejas é semelhante das cervejas tradicionais, se diferenciando das outras no resfriamento do mosto, que é feito em um tanque aberto favorecendo o contato direto do mosto com o ar, iniciando o processo de fermentação.

Cervejaria Cantillon

Tanque de fermentação – Cervejaria Cantillon

O resfriamento deve chegar entre 18°C e 20°C, e ele acontece durante a noite em dias frios, o que explica o porque dela ser feita somente no inverno europeu, entre o final de outubro e início de abril.

Até 1860, quando Louis Pasteur fez descobertas importantes sobre a fermentação, toda a cerveja era produzida através da fermentação espontânea. Hoje em dia, apenas a Lambic ainda é produzida utilizando este método.

Após o resfriamento, a cerveja é transferida para barris de carvalho, já utilizados em vinícolas e ali permanecem fermentando por até 3 anos para depois serem engarrafadas.

Cervejaria Cantillon

Cervejas maturando no barril na Cervejaria Cantillon

No inicio do tur na Cantillon, somos avisados para esquecer tudo que sabemos sobre cerveja. É uma experiência diferente, ver equipamentos antigos ainda em funcionamento, teias de arranha na sala de resfriamento e maturação com diversos barris cheios de cerveja maturando e, ao final, a degustação de uma Lambic direto do barril.

Cervejaria Cantillon

Uma Lambic e uma Kriek da Cervejaria Cantillon

Pra quem nunca bebeu uma cerveja desse estilo é um choque muito grande, pois como avisado no inicio do tur, “aqui a experiência é diferente”. A cerveja praticamente não tem espuma e a primeira sensação ao tomar uma Lambic é um sabor avinagrado e ácido, deve ser bebida com atenção.

Além das tradicionais Lambics, também são feitas cervejas com adição de frutas durante a maturação, como cereja, conhecidas como Kriek, framboesa, damasco, uvas moscatel e merlot.

Como chegar a Cervejaria Cantillon

Endereço: Rue Gheude Straat 56
Site: www.cantillon.be

A Cantillon esta aberta de segunda a sábado entre 10h – 17h. Não abre nas quartas-feiras, domingos e feriados públicos.

Fotos da Cervejaria Cantillon

7 Comentários para “Cervejaria Cantillon”

  1. Camila disse:

    Ricardo, você sabe me dizer o preço deste tour cervejeiro?

    Adorei o post!

  2. Fabíola disse:

    Ricardo , abre todos os dias da semana ? Quais os horários de funcionamento? Não consegui acessar o site .

    Obrigada

  3. Marcia disse:

    Agradeço a resposta, vou sim. Sabe dizer se é perto da Grand Place? Ah, aluguei um carro por um dia. Penso em ir a Orval , um monastério trapista. Mas você foi a outros. Longe de Bruxelas? Precisa marcar? Dá para ir em um dia? Um abraço!

  4. Marcia disse:

    Gostaria que me dissesse se tenho que marcar com antecedência a visita à cervejaria, quanto custa e como chego lá. Aguardo ansiosa a sua resposta, obrigada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *