Colônia (Köln) – Alemanha

Colônia faz parte do maior estado da Alemanha, a Renânia do Norte-Vestefália. É a quarta maior cidade da Alemanha e é o centro econômico, cultural e histórico do estado. Ela também é conhecida pelo seu carnaval, onde as ruas ficam cheias de gente fazendo festa e bebendo a tradicional cerveja da cidade, a Kölsch.

Cervejaria Früh Colônia

Cervejaria Früh Colônia

Um fato perceptível tanto em Colônia quanto na cidade vizinha Düsseldorf, é que as duas não se bicam, são rivais, principalmente quando o assunto é cerveja. Colônia com sua famosa Kölsch e Düsseldorf com sua cerveja Alt.

Colônia

Colônia

Colônia é cortada pelo rio Reno, ou Rhein em alemão. As estradas que margeiam o rio vão para lados opostos e, eles dizem que, quem mora no lado oeste do rio mora no lado bom da cidade e quem mora no lado oposto, mora no lado ruim, pois as estradas deste lado vão em direção a Düsseldorf.

Pontos Turísticos de Colônia

Colônia foi praticamente destruída durante a Segunda Guerra Mundial, mas foi sendo reconstruída a partir de 1950 e ainda possui muitos lugares históricos para visitar.

DOM – Catedral de Colônia

A catedral fica ao lado da estação central (HBF). É popularmente conhecida como “DOM”. Ela é o marco principal da cidade, é uma igreja em estilo gótico que levou mais de 600 anos para ser construída e era a construção mais alta do mundo em 1880, com torres de 150 metros de altura. É possível subir as escadas das torres sem custos nenhum, mas dependendo do horário, tem que enfrentar uma enorme fila.

Catedral DOM em Colônia

Catedral DOM em Colônia

A igreja foi praticamente destruída na segunda grande guerra, mas não chegou a ser derrubada. As reformas constantes são perceptíveis ao olho, há partes mais escuras e outras mais claras, as reconstruídas.

Catedral DOM em Colônia

Catedral DOM em Colônia

Ela impressiona pelos seus adornos externos e seu tamanho. No interior dela, estão guardados os restos mortais dos três reis magos.

DOM
Endereço: Dompropstei, Margarethenkloster 5, 50667 Cologne
Site: www.koelner-dom.de

Museu do Chocolate

O Museu do Chocolate de Colônia fica próximo do centro histórico da cidade às margens do rio Reno. Ele é todo de vidro e se assemelha muito a um navio.

São três andares para visitar no museu, sendo a primeira parte mais educativa, mostrando a história do chocolate e suas matérias primas, principalmente o cacau. Também fala sobre as regiões produtoras do cacau, com mostra de alguns dados geográficos, econômicos, comerciais entre outros.

Museu do Chocolate de Colônia

Museu do Chocolate de Colônia

Dentro do museu tem um jardim de floresta tropical que simula o ambiente natural das regiões produtoras do cacau, além da própria planta do cacau.

Em seguida tem uma fabrica de chocolate em miniatura, que acredito ser a responsável pelo abastecimento das lojinhas de chocolates do museu. Nessa parte é possível acompanhar todo o processo de fabricação do chocolate, todo automatizado.

Depois nos dirigimos para uma segunda sala, a fim de conhecer a história do chocolate.

Pra finalizar, no terceiro piso, é possível acompanhar a evolução da produção e comércio do chocolate, principalmente em questões envolvendo o marketing e a publicidade.

Museu do Chocolate
Endereço: Am Schokoladenmuseum 1A, 60578 Cologne
Site: www.schokoladenmuseum.de

Rio Reno

Caminhar a beira do rio Reno em Colônia é um passeio obrigatório pra quem vai conhecer a cidade, principalmente depois de conhecer o museu do chocolate.

O Reno atravessa a Europa de Sul a Norte e é muito utilizado para transporte de cargas e comércio. Ao caminhar por suas margens é possível ver um fluxo constante de embarcações.

A visão é muito bonita, tem vários bares e restaurante pelo caminho, recomendo muito parar em algum deles e experimentar alguma comida típica acompanhada de uma cerveja da cidade.

Fotos de Colônia

19 Comentários para “Colônia (Köln) – Alemanha”

  1. Regina Souza disse:

    Olá Ricardo,
    Irei a uma feira em DUSSELDORF e como os preços dos hotéis estão elevadíssimos, optei por ficar em Colonia, na Rua Bechergasse (consta que é próxima à Catedral e estação central). Como devo proceder para ir a Dusseldorf. Que trem devo pegar? Sai da estação central? Ficarei muito grata pela resposta, pois estou meio insegura.

  2. Luiz disse:

    Meu vôo é Lisboa-Dusseldorf. Pernoito. Vou a Colônia e volto, ou acha que para conhecer Colônia seria preciso dormir uma noite por lá. Claro que em termos de comodidade, pegar um trem pela manhã e voltar a tarde para Dusseldorf não movimenta malas. Que me diz. Obrigado e abraço.

    • Olá Luiz,

      Dusseldorf e Colônia ficam cerca de 1h de trem, é uma viagem rápida. Acredito que de para pernoitar em Dusseldorf e fazer um bate-volta para Colônia. Mas se quiser, as estações de trem na Alemanha possuem guarda volumes para malas tb, e não são muito caras.

      Boa Viagem

  3. Denise disse:

    Boa tarde Ricardo,
    teria alguma sugestão/dica de local para hospedagem em Colonia ? Recomenda alguma região em especial para ficar proxima as principais atrações para passeios e facilitar o deslocamento para conhecer os arredores (Brühl, como sugeriu) e talvez Bonn, e Dusseldorf.
    obrigada.

    • Oi Denise,

      Colonia é um bom lugar pra se hospedar, tu pode ficar próximo da estação central, que fica ao lado da catedral DOM e outros pontos turísticos. A partir de Colonia tu também pode ir e vir para Bruhl e Dusseldorf com facilidade.

      Qualquer dúvida, é só perguntar 🙂

  4. carlinhos disse:

    Ricardo gostaria de saber a regiao boa para bares e noites em colonia. procuro um hostel proximo ao agito

  5. Helder disse:

    Oi. Vou a Köln por 3 dias, mas quero conhecer Halver, Breckerfeld e Hagen. Região do meu avô. Conhece essa região? Alguma dica do que fazer lá?

  6. susana disse:

    Ola estou prestes a ir trabalhar para Colonia para uma gelataria chamada Eis Café Calvi conhece? Que me pode dizer mais acerca? Conhece mais alguma gelataria noutro sitio com o mesmo nome? Porque me disseram que existem duas… obrigada e agradeço se me puder dar mais alguma informaçao.

    P.s. mas ja percebi pelas imagens que vou trabalhar para um sitio maravilhoso 🙂

  7. Ricardo disse:

    Olá Ricardo, tudo bem?

    Quanto dias você recomenda ficar em Colonia? Estive pensando em ficar um dia e mais para visitar os principais pontos turísticos de Colonia e dar um pulo em Düsseldorf;

    Será que da tempo ?

    Grande abraço e parabéns pelo seu site.

    att
    Ricardo

  8. sandra cristina soldi disse:

    Oi Ricardo,
    Eu vou da Colônia para Leuven(Bélgica), você tem alguma dica de cidades nesta direreção para eu conhecer?

  9. Marlla disse:

    Vale a pena conhecer o museu do chocolate? Já ouvi comentários negativos. Estou indo para colônia na próxima semana!!

    • Oi Marilia,

      eu gostei bastante do passeio, um porque ele faz um apanhado sócio econômico de todos os países que, de alguma forma participam da produção do chocolate, como Brasil, Colombia, Costa Rica e outros. A outra porque nunca tinha visto a mecânica para produzi-lo e achei curioso.

      A visita é rápida, não mais que 40 min, então se tiver um tempinho, vale a pena, e você ainda vai passear às margens do Rio Reno até chegar ao museu.

      Abc e boa viagem

  10. Elisandro disse:

    Muito legal cara, baita lugar pra conhecer!
    Impressionado com a catedral DOM.
    Parabéns!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *