Como ir de El Calafate para o Parque Nacional Torres Del Paine

Há ônibus que saem diariamente de El Calafate na Argentina para Puerto Natales ou Torres del Paine no Chile. Mas não é recomendado ir e voltar no mesmo dia, já que a viagem é demorada e há muitas coisas pra ver no parque, além das habituais demoras nos serviços de imigrações.

Imigração no Chile

Imigração para chegar em Puerto Natales

Assim, o melhor é passar a noite em Puerto Natales ou no próprio Parque, em um hotel ou acampamento. Pra quem escolher ficar em Puerto Natales, vai ter que percorrer mais 115km até Torres del Paine.

Como ir de El Calafate a Torres del Paine de Carro

Já a opção que acredito ser a melhor, porém a mais cara, é alugar um carro em El Calafate, que além de ter a vantagem de poder fazer várias paradas no caminho para fotografar as belas paisagem da região, não se fica refém de horários de ônibus ou excursões.

Torres del Paine

Caminho entre El Calafate e Torres del Paine

Pra quem for de carro, há dois caminhos. O maior que sai de El Calafate, passa por Puerto Natales até Torres del Paine, que leva cerca de 5hrs, e outro mais curto, que recomendo fazer na volta do parque para El Calafate.

Para fazer o menor caminho, basta sair do parque pela Ruta 9 Chilena e na primeira rotatória, ao invés de continuar pela Ruta 9 à direita, é só ir em frente pela Ruta Y-205, que liga a Ruta 40 Argentina. Mesmo a Y-205 ser estrada de rípio, ela está em ótimas condições, e vale a pena cortar o caminho e economizar cerca de 150km.

O mapa abaixo mostra, em vermelho, onde cortar caminho e como chegar em Torres del Paine:

Na rotatória há um restaurante e logo em seguida uma aduana, qualquer dúvida é só perguntar pra algum funcionário ou militar.

Torres del Paine

Caminho entre El Calafate e Torres del Paine

O único cuidado pra quem for de carro é com a gasolina, já que os postos de serviço são escassos, o recomendado é sempre que encontrar algum posto encha o tanque. Pra quem for passar mais dias no parque e não quiser ir até Puerto Natales abastecer, é só conversar com algum responsável do hotel perguntando por gasolina, mas peça com discrição, pois a venda de gasolina não é permitida.

Pra quem for passar o dia ou ficar alguns dias no parque, logo na entrada é feito um registro e tem que pagar uma taxa de $ 18.000 (Dez/12) para visitantes estrangeiros, e também são passadas informações turísticas e como se orientar no parque, além de mapas.

Torres del Paine

Mirante Serrano, onde se pode ver uma das região de camping de Torres del Paine

Como alugar carro em El Calafate

Aluguei um carro em El Calafate com a locadora Dubrovnik (www.rentacardubrovnik.com) e fiz a reserva com 10 dias de antecedência.

Aconselho, ao alugar o carro, avisar que é para ir a Torres del Paine, no Chile, assim, se tiver que providenciar algum documento, fica mais fácil se programar e ir atrás da documentação.

Onde se Hospedar em Torres del Paine

Caso for se hospedar em Torres del Paine, há muitas opções de campings, cabanas e hotéis. De hotel, uma das opções mais baratas é a Hostería Las Torres (www.lastorres.com), que fica na parte norte do parque, perto da Guarderia Laguna Amarga e a 7km da sede administrativa do parque.

Hostería Las Torres

Hostería Las Torres

É uma hospedaria simples e pequena administrada por duas senhoras muito gentis e legais. Mesmo não ficando lá, vale a pena ir até próximo dela, pois há o Mirante Serrano pouco antes do hotel onde se pode apreciar o esplendor e a majestade da Montanha Paine Gama e Monte Almirante Nieto.

Confira todas as atrações de Torres del Paine.

Horários das Aduanas para chegar em Torres del Paine

Há duas opções de aduanas Chilenas para chegar até o Parque de Torres del Paine.

Uma delas é a Aduana Paso Dorotea, pra quem vai pela Ruta Internacional CH-250 em direção a Puerto Natales.

  • Horário de funcionamento: 24 horas entre Novembro e Março e das 08:00 às 24:00 horas entre Abril e Outubro.
  • Telefone: (61) 713 – 467

A outra, é a Aduana Paso Río Don Guillermo (aduana do atalho), em direção à Puerto Natales – Cerro Castillo pela Ruta 9. A estrada é de rípio, mas está em boas condições.

  • Horário de funcionamento: 08:00 às 22:00 horas durante o ano inteiro
  • Telefone: (61) 713 – 465

Ah, e não tente passar as aduanas fora do horário, elas ficam trancadas com cadeado.

Para informações de todas as Aduanas do Chile, acesse www.difrol.cl/index.php?option=com_content&task=view&id=53&Itemid=10.

Horários do Parque

Na alta temporada (1 de Outubro a 30 de Abril), o centro de informações e check-in fica aberto entre 08:30 e 20:00 horas. Porém, é possível ingressar no parque fora deste horário e fazer o pagamento no dia seguinte da entrada.

A entrada é válida por 3 dias consecutivos, onde é possível entrar e sair dele sem taxas adicionais.

Fotos de Torres Del Paine

Agora que você já sabe como chegar ao parque, saiba o que fazer em Torres del Paine.

61 Comentários para “Como ir de El Calafate para o Parque Nacional Torres Del Paine”

  1. fabiano disse:

    Quanto irei gastar pra ficar de mochileiro 20 dias?

  2. Aiste disse:

    Ola!

    Obrigada pelo relato, muito legal. Mas ainda estamos com uma duvida e não encontrei a resposta ate então: estamos indo de moto e vamos fazer trilha la, onde podemos estacionar moto para mais que uma semana? Conseguimos entrar no parque de moto e deixar no estacionamento do hotel?

  3. Maurício Conti disse:

    Olá … como faço pra descobrir se está havendo passagem entre Calafate e Torres del Paine e de Calafate a El Chalten em pleno mes de Julho ??? Pretendo ir no final do mes mas não sei como está o tempo (se as estradas estão ou não bloqueadas)

  4. renata disse:

    oi Ricardo! coloquei na cabeça que farei essa viagem. a principio seria um trekking pelo parque… mas depois fiquei com receio por ir sozinha e descobri o hotel explora que inclui todos os passeios, inclusive os trekkings, com guias. Aliar conforto e aventura. mas estranhei o fato de vários hotéis estarem fechados esse período (10/7 a 17/7)… me de uma luz por favor! kkkkkk

  5. Marcio Alban disse:

    Boa tarde, amigo.
    Chego em El Calafate às 13:25 e tenho que ir direto para Torres del Paine (ficarei hospedado no Parque). Acredito que não hajam ônibus nesse horário. Gostaria de saber se há algum Transfer ou mesmo Taxi que faça o caminho. Também pergunto qual seria o preço desse deslocamento.

    Não gostaria de alugar um carro….

    Obrigado.
    Um abraço

  6. Vinicius disse:

    Olá! Muito boas suas dicas!
    É possível alugar um carro em El Calafate e devolver em Puerto Natales? Obrigado!

    • Vinicius,

      Acredito que seja possível sim, porém tu tem que ver com a locadora.

    • Rodrigo Bitencourt disse:

      Olá Vinicius.
      Pesquisei alguns sites de locadoras da região e notei que o valor pra alugar o carro e deixar noutra cidade mais que dobra. Fica muito caro (pra mim). Sugiro que veja a opção e ficar com o carro uns 3 dias e voltar pra cidade de onde você voltará para o Brasil.

  7. Carmen disse:

    Olá, obrigada por suas dicas . Você passou em Puerto natales para abastecer o carro? Já conhecemos lá é realmente é bem bonitinha a cidade. Da parar e almoçar. Tem outra opção para abastecer se não quiser passar por lá ? Estou pensando em ir de El Calafate para TDP de carro. Até ler seu post pensava em ir de ônibus, mas como vamos ficar no parque acho que aproveitaremos melhor assim. Obrigada

  8. Ivan disse:

    Oi Ricardo

    Eu vou de El Calafate até as Torres em fevereiro é possível ir de carro direto para Torres e depois de uns 2 dias ir para Puerto Natales? ou seja usar o atalho na ida e na volta passar por Puerto Natales, estou pensando em ficar 2 dias no parque.
    Onde consigo trocar dólar por peso chileno no caminho? ou consigo utilizar só dólar sem problemas

    obrigado

    • Oi Ivan,

      Argentinos adoram dólar, mas os chilenos não são tão abertos a moeda americana. Sugiro tu já levar alguns pesos chilenos na carteira, que foi o que fiz, sempre que dava pra usar dólar no Chile, usei, senão pagava no cartão ou na moeda local.

      Sobre o destino, acredito que não há problema em fazer esse roteiro.

      Abc

    • Renata disse:

      Ivan, estou querendo fazer esse mesmo esquema também em fevereiro. Você já encontrou essa resposta? Por favor, se estiver mais avançado nas pesquisas, me dê uma luz

  9. Ligia disse:

    Oi Ricardo tudo bem?

    Pretendo fazer este caminho em fevereiro e vi que é necessário um documento para passar pela fronteira da Argentina para o Chile e este documento pode demorar 48 horas, pretendo chegar em El Calafate 3 dias antes mas só alugar o carro no dia de ir para Torres del Paine você sabe me dizer se como chego antes já consigo tirar este documento antes? qual agencia você alugou o carro? fez reserva com antecedência?

    Obrigada

  10. samuel campos disse:

    ola colega tudo bem?
    gostaria de ir a a calafate em maio na segunda semana e de la ir a torres del paine sera que saem onibus pra la em maio . gostaria de fazer o circuito completo , irei so e perigoso ir so ?
    e a coisa mais importante posso entrar no chile so com o rg estou com passaporte vencido . obrigado e tudo de bom abs .;

    • Samuel,

      Não sei te dizer sobre os ônibus, teria que pesquisar algumas companhias de lá. Sobre ir sozinho, não achei lá perigoso, e é uma ótima oportunidade de conhecer novas pessoas e encontrar parceiros para a trilha.

      Já o passaporte, é possível acessar todos os países do Mercosul apenas com a carteira de identidade.

      Abc e boa viagem

  11. Cássio Murakami disse:

    Além disso, quantas horas de carro levaria de El Calafate até TDP? isso considerando até alguma entrada do parque né, pois eu vi que, de uma entrada até algum hostel, leva mais algumas boas horas, não???

  12. Cássio Murakami disse:

    Olá Ricardo, primeiramente parabéns e obrigado pelo site!
    Eu e minha noiva ficaremos 4 dias em El Calafate, de 26/4 à 30/1.
    Pensei no seguinte:
    26/4 – chego de Ushuaia a El Calafate: hospedagem e passeio pela cidade
    27/4 a 29/4 – Torres del Paine e retorno
    30/4 – El Calafate: passeio de barco pelos glaciares
    1/5 – volta de El Calafate para o Brasil

    minha dúvida é sobre TDP e queria sua opinião.
    Pegaríamos o carro dia 27 de manhã, iríamos pela ruta 40, Y205 e depois ruta 9.
    Porém eu ainda não me decidi em qual hostel ficar, e nem qual o melhor, considerando que gostaria de fazer trilhas e passeios nesses 1/2 dia, mais 1 dia e mais 1/2 (se é que me entende rs).
    Quando se fala que o circuito W ou outro caminho tem tantos kms, é partindo de onde até onde?

    Me dá uma ajuda ou opinião por favor!! rs

    abrs

  13. Camila disse:

    Oi Ricardo, tudo bem?
    Recebi atualização sobre nosso comentários e lembrei do quando teus comentários me ajudaram a planejar a viagem.
    Fizemos a viagem em um carro alugado.
    O posto de Tapi Aike estava fechado na ida e na volta. Na volta fomos até Esperanza para abastecer e também para não pegar o atalho à noite.
    Foi tranquilíssimo!

    Escrevi sobre a rato, e talvez possa ajudar alguém com informações mais recenter (agosto/2014).
    http://viajantelifestyle.com.br/de-el-calafate-a-torres-del-paine-de-carro-alugado/

    Mais uma vez, obrigada pela imensa ajuda!!

    • Oi Camila,

      Fico muito feliz pela tua viagem ter sido ótima, e também por eu ter te ajudado nesta grande experiência.

      Agradeço pela citação em teu relato e te desejo muitas viagens 😉

    • Amanda disse:

      Eu vou agora dia 21 de Março de Él Calafate para Torres del Paine. Vou ficar duas noites hospedada na hostería Tyndall. Estaremos em quatro pessoas. Alguém poderia me dizer o que sairia mais barato, ir de ônibus, pegar uma dessas excursões ou alugar um carro?

      Obrigada.

      • Oi Amanda,

        Acredito que se vocês dividirem as despesas do aluguel de um carro vai ficar um valor acessível pra todos, além de ser mais cômodo pra vocês.

        Abc e boa viagem.

      • Aurea Farias disse:

        Amanda,
        Pretendo ir de El Calafate para Torres del Paine agora em maio/2016. Como você foi até lá? Lembra quanto pagou,mais ou menos? Se reservou esse transfer (seja de carro ou ônibus), foi com quanta antecedência?
        Obrigada!

  14. Alan disse:

    Boa tarde Ricardo, tudo bem?Vou em Março deste ano pra lá, estou com dificuldade sobre os horarios de onibus de El Calafate para Puerto Natales, pois esses horarios nao encaixam no meu roteiro, entao pensei em alugar um carro em Calafate e devolver em Puerto Natales. Será que é possivel? pela NET nao estou conseguindo nem cotar esse serviço. Abraço e Obrigado…Valeu

  15. Emily disse:

    Ola, qto tempo de caminhada vc leva pra chegar nas torres e o lago? obg

  16. Ricardo disse:

    chegando a hora da viagem quase, e gostaria de pedir mais uma dica, estou fazendo um levantamento de quanto gastaria em TDP, já reservei um hostel dentro do parque mesmo para passar a noite, mas gostaria de saber se o custo dentro, restaurante, taxas, eventual gasolina, é muito alto, se mais ou menos R$ 1000,00 reais em pesos chilenos ficaria muito tranquilo ou se poderia passar necessidade dentro do parque? muito obrigado novamente pela ajuda

  17. Claudir disse:

    Prezados,
    Pretendo ficarei somente dois dias em el calafate, qual a sugestão de passeios?
    Perito moreno e navegar pelos glaciales?
    Torres del paine, pouco somente um dia?
    Posso comprar os passeios e as entradas lá em el calafate?
    Que vestimentas devo levar?
    Obrigado!

  18. daltro disse:

    Olá gostaria de saber o valor e qual a empresa que faz o trajeto entre el calafate e puerto natales

  19. ivone van der Made disse:

    uma dúvida: posso ir só com a minha identidade ou preciso de passaporte para argentina e chile?

  20. Ricardo disse:

    Primeiramente parabéns e muito obrigado pelo site, ta me ajudando muito!
    Bem, se puderes me dar tua opinião:

    Ficarei 6 dias em El calafate: do dia 15/02 a 21/02, e pretendo fazer o seguinte:
    – dia 15 como não sei exatamente a hora que chego vou alugar o carro, ir para o hotel, ficar por el calafate mesmo;
    – dia 16 bem cedo iria para Torres del paine, passaria a noite la (sem reservar hotel antes);
    – dia 17 ficaria até o almoço em torres del paine e voltaria a tarde para el calafate;

    – dia 18 bem cedo iria para El chalten, passaria a noite la (sem reservar hotel antes);
    – dia 19 ficaria até o almoço em em chalten e voltaria a tarde para el calafate;

    Tu achas que é muito pouco tempo em torres del paine ou da para conhecer legal o lugar?

    Muito obrigado!!

  21. Leonardo Verza disse:

    Grande Ricardo, parabens pelo blog bro! Gostaria de tirar algumas duvidas. Primeiro: Quantos KM sao de Calafate até Torre des Paine pela rota mais curta? Posso fazer a rota para ir e voltar no mesmo dia? Existem Postos de gasolina ou preciso ir P. Natale de qualquer maneira? Outra…Posso circular de carro pelo parque ou necessita de guia ou algo parecido? Vou passar dois dias inteiros em Calafate e pensei em fazer 1 dia este passei no outro Perito Moreno, seria os principais? valeu obrigado

    • Leonardo,

      O percurso mais curto entre El Calafate e Torres del Paine dá em torno de 220 km. O posto de gasolina mais próximo fica em Puerto Natales, ou se preferir pode comprar no próprio parque, mas pedindo com discrição nos hotéis e por um preço inflado. Também é tranquilo se locomover pelo parque, são poucas estradas e todas bem sinalizadas, não é preciso contratar nenhum guia pra isso.

      Abc e boa viagem.

      • Leonardo Verza disse:

        Ricardo mais umas perguntas por gentileza,

        Planejo ir a TDP partindo de El Calafate pela manha, pernoitar uma noite e retornar a El Calafate no fim do dia seguinte. Indo e voltando pelo atalho. Achas possível? Sabe por um acaso onde fica o ultimo posto de gasolina antes do atalho? Digo em território argentino para não ter que ir ate Natales. Sugere mais ou menos alguma hora de saída do parque rumo a calafate (atalho) para não haver problemas com gasolina? Obrigado mais um vez.

        • Leonardo,

          Se não me engano, há um posto de gasolina na Estancia Tapi Aike, que fica na Ruta 40 com a Ruta 7, mais ou menos 160km de El Calafate, e em torno de 70km de Torres del Paine, caso tu for pelo atalho.

        • Lucas disse:

          Leonardo tudo bem? Eu estava com a mesma duvida… Eu li que esse posto em Tapi Aike pode estar fechado e não é sempre que está funcionando… Então eu decidi em ir para Puerto Natales de manha bem cedo e pernoitar lá… no dia seguinte acordar bem cedo (6h da manha) e passar o dia inteiro no TDP voltando para el calafate pelo atalho por volta de 16-17h…. Desse jeito da pra abastecer em Puerto Natales e ir tranquilo até El calafate com um tanque… Você pode dar sorte de pegar esse posto de Tapi Aike aberto mas se não estiver você corre o risco de ficar sem gasolina! E po, em Puerto Natales tem uns restaurantes bem legais, praças, etc… acho que vale a pena uma noite lá para conhecer, nao acha?

  22. Erika Natália de Albuquerque disse:

    Oi Ricardo

    Gostaria de saber por que empresa você alugou o carro e quanto foi a diária.

    Obrigada

    • Oi Erika,

      A empresa que aluguei o carro é essa http://www.rentacardubrovnik.com, mas não lembro quanto paguei a diária.

      • Erika disse:

        Obrigada Ricardo pelas dicas.

        Gostaria de pedir outra informação… para se alimentar la em Torres Del Paine, que locais você sugere?

        • Erika,

          Torres del Paine se limita apenas em alguns hotéis para refeições. Os dias que fiquei lá, fazia um café da manhã reforçado no hotel, e levava bolachas e sanduíches para comer durante o dia, a noite jantava no hotel novamente. Também é possível entrar nos hotéis para fazer as refeições, mesmo não se hospedando nele, porém os valores são mais altos.

          Não cheguei a pesquisar se há mercados lá. Encontrei apenas um mini mercadinho no início do Circuito Torres del Paine, que vende coisas básicas industrializadas para a trilha como água, refrigerantes, bolachas e salgadinhos com preços um pouco inflacionados, mas justos.

  23. Camila disse:

    Ooooutra coisa: li que a estrada na rota 40 é ruim e perigosa naquele “triângulo” do mapa. Que deveríamos usar as estradas 5 e 7.
    O que achas? Por ela ser de rípio não me importo muito. Trocando a rota o tempo de viagem até o atalho sobe de 2h20 para 4h.
    Obrigada!

    • Camila,

      Não achei a estrada perigosa e também não me senti ameaçado passando por ela, muito pelo contrário, minha viagem foi bem tranquila e a estrada estava em boas condições.

      Sugiro perguntar para alguém de lá para saber mais sobre isso, em alguma aduana ou no próprio hotel a fim de não se arriscar.

      Boa viagem!

  24. Camila disse:

    Oi Ricardo!
    Muito obrigada pela dica. Só queria confirmar se passando pela aduana no horário de funcionamento poderia entrar no parque.
    Estamos pensando em ir mais cedo. Chegamos no aeroporto de Calafate às 13 horas, pensei em passear no Cerro Frias rapidinho de tarde e depois ir para Chaltén, o que achas?
    Outra coisa, tu recomendaste o atalho na volta. Pq não na ida? Pensei em usar ele nos dois sentidos, já que não teremos tempo de passear em Punta Arenas de qualquer forma…

    Muitíssimo obrigada novamente!

    • Oi Camila,

      Eu não cheguei a ir para El Chaltén, pois me falaram que era uma cidade bastante voltada para trekking, assim preferi ficar um dia a mais em Torres del Paine e fazer trekking ali. Porém se tiveres tempo, acho válido ir até lá também, me falaram que é uma cidade bem bonita.

      Referente ao atalho, apenas recomendei fazer ele uma vez para quem quiser conhecer Puerto Natales, pernoitar ou precisar abastecer, já que ela é a cidade mais próxima do parque e há postos de gasolina 🙂

  25. Camila Andresa Alves disse:

    Oi Ricardo, tudo bem?
    Estou planejando fazer esse caminho para visitar o parque. Como não dispomos de muitos dias, sairíamos de El Calafae por volta das 17 horas e iríamos em direção ao parque. Meus planos são pegar este atalho e me hospedar num dos hotéis dentro do parque.
    Sabes se é possível entrar à noite?
    E se este atalho pode ser usado à noite, se a imigração ão incomoda, e etc?
    Daí passaríamos o dia todo no parque e voltaríamos pela tardinha. Se fizermos bate e volta no mesmo dia acho pouco tempo, e assim pegamos a estrada à noite e não perdemos nossos preciosos dias!
    Somos 3 motoristas experientes. Eu e meu marido em nossas Roadtrips pegamos a estrada à noite direto, mas isso costuma ser nos eua, só queria perder o medinho de fazer o mesmo na Patagônia!
    Obrigada de novo!
    Obriada!

    • Oi Camila,

      O horário de atendimento do parque é das 8:30 às 20:00 horas, mas também é possível entrar fora desse horário, porém o pagamento da estadia deve ser feito posteriormente.

      O problema esta nas aduanas, tanto a do Paso Dorotea quanto a Paso Río Don Guillermo (aduana pelo atalho) funcionam entre 08:00 e 22:00 horas no Inverno e 08:00 às 24:00 horas durante o verão.

      Abraço e boa viagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *