Diário de Bordo: El Calafate, Perito Moreno, Torres del Paine e Ushuaia

De El Calafate até o Fim do Mundo, passando por glaciares, lagos e trekking de quase 20 km. Variações de temperatura que davam a sensação de mudar do verão para o inverno e vice versa em apenas cinco passos. Variações de azul nos Glaciares que nem uma máquina fotográfica consegue capturar, lagos límpidos que vão do azul claro ao verde, paisagens exuberantes praticamente impossíveis de descrever e mostrar, apenas indo lá pra ver e crer.

Esse foi apenas um resumo de apenas 10 dias visitando uma pequena parte da Patagonia. Onde é possível ver a imensidão e grandeza do Glaciar Perito Moreno, as exuberantes paisagens das trilhas do Parque Torres del Paine e ir até o alto de uma montanha para ver o horizonte do fim do mundo.

Para acompanhar melhor essa aventura, confira todo o roteiro desta viagem:

Mapa do Fim do Mundo

19 Comentários para “Diário de Bordo: El Calafate, Perito Moreno, Torres del Paine e Ushuaia”

  1. Clarissa disse:

    Olá, Ricardo

    Estou para fazer uma viagem parecida com a sua agora em dezembro, mas pretendo incluir El Chaltén no roteiro. Como você distribuiu o tempo em cada parada? Quantos dias aproximadamente ficou em cada cidade?
    Obrigada

  2. mateus oliveira disse:

    bom dia
    Planejando ir El Calafate, Perito Moreno, Torres del Paine e Ushuaia, em janeiro 2017. Estou estudando os dias mas tudo indica que ficarei no minimo 10 dias a 15 ou 20 dias.
    Achei muito interessante seu site. Não sou muito fã de alugar carro, porém é muito importante ter carro? ou consigo conhecer os lugares com transporte publico?
    qual é a média de custo do aluguem de carro?
    O carro tem que ser 4×4?

  3. Vitor disse:

    Olá Ricardo,
    tenho 7 dias/6 noites no carnaval 2017. Irei com esposa e 2 filhas (4a e 2a8m). Vc recomendaria El calafate+torres de Paine ou El Calafate+Ushuaia? Dá pra fazer com as duas crianças?
    Abraços e parabéns pelo blog

    • Vitor,

      Torres del Paine tem bastante trilhas pra fazer, e se tu vai com crianças não acho esta a melhor opção. Assim sugiro ir para Ushuaia, que tem melhor estrutura turística e caminhadas mais curtas.

      Abraço e boa viagem

  4. Géssica disse:

    Ricardo, como você foi de Torres para Ushuaia ?

  5. Flavia Liberman disse:

    Olá , Gostaria de conhecer Perito Moreno, El Calafate e torre del paine. qual seria o melhor roteiro? Vi que alugar o carro seria uma boa opção e aéreo.. por onde devo ir e por onde devo retornar a São paulo.
    obrigada

  6. Thales disse:

    Esse passeio pode ser feito no Inverno?

  7. Gabriela disse:

    Olá Ricardo!
    Gostaria de saber quais passeios você fez em Torres del Paine e quantos dias ficou por lá. Estou planejando para ir em Março 2016 e tenho 10/12 dias para fazer o mesmo percurso que você fez 🙂

    Obrigada! Seus posts estão ótimos!

  8. Maria Susie disse:

    Gostaria de saber de alguém que foi ao Parques Torres Del Paine (Chile) e Perito Moreno (Argentina), qual é melhor, vi que em Perito Moreno tem uma caminhada sobre a geleira, isso tem também em Torres Del Paine? estou querendo ir ao Chile em maio e não sei qual seria a melhor programação para esse período por lá. Sei que é um período que não deve estar nevando ainda, não vou para esquiar, mas gostaria de andar sobre as geleiras.

  9. igor disse:

    Olá Ricardo ,
    Gostaria de saber sobre o aluguel de carro. Você alugou o carro em el calafate e conseguiu cruzar a fronteira? Estamos tentando alugar o carro, mas todos os sites dizem que não é possível cruzar a fronteira! E você devolveu o carro em el calafate? obrigado! Igor

    • Olá Igor,

      Aluguei um carro em El Calafate com a http://www.rentacardubrovnik.com. Fui com ele até Torres del Paine e não tive problema nenhum pra cruzar a fronteira.
      Ao alugar o carro, sugiro avisar que tu pretende visitar o país vizinho, assim, se tiver que providenciar algum documento, tu consegue se programar com antecedência com a parte burocrática.

      Boa Viagem

  10. Debora disse:

    Olá..
    gostei da leitura e pretendo fazer esse mesmo roteiro em janeiro de 2016, por isso gostaria de saber quantos dias vocês gastou, ou quantos seria o indicado para concluí-lo.
    Aguardo retorno e agradeço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *