Diário de bordo – Holanda, Bélgica e Alemanha

Recém formado no curso de Sommelier de Cerveja, me preparei para fazer um turismo cervejeiro na Europa, ou melhor, fazer uma pós gradação em duas grandes escolas cervejeiras, Alemanha e Bélgica.

A Alemanha é famosa pelo povo animado e que gosta de beber cerveja nos diversos biergartens espalhados pelo país e suas tradicionais festas, como a Oktoberfest. Em 1516 a Alemanha criou a lei de pureza alemã, ou Reinheskbot, que é orgulhosamente impressa em suas garrafas a fim de atestar a qualidade e tradição da cerveja. Essa lei estabelece que na fabricação da cerveja podem ser usados apenas água, malte, lúpulo e levedura.

A Bélgica é conhecida pela sua diversidade de cervejas, onde ao contrário da Alemanha, eles colocam adjuntos variados nas suas cervejas como mel, cerejas, pêssegos e outros a fim de aumentar a complexidade e criar novos sabores e aromas na cerveja. Essa escola é a preferida pela a maioria dos entusiastas cervejeiros.

O pais também é famoso pelas cervejas trapistas, feitas por monges. Na época que eu e meu pai fomos pra lá, meados de 2013, só haviam 7 mosteiros que podiam fazer do uso “do autêntico produto trapista”, impresso nas suas garrafas. Seis destes mosteiros ficam na Bélgica e apenas um na Holanda, na fronteira com a Bélgica.

Definidas as escolas cervejeiras a serem visitadas, montamos o roteiro com base na cerveja, seja pela importância da cidade no mundo cervejeiro ou pela cervejaria que a cidade abriga. Durante os 18 dias da viagem, além das cidades de Amsterdã na Holanda e Frankfurt na Alemanha, pontos de chegada e saída da Europa, e a cidade de Füssen onde conhecemos o Castelo Neuschwanstein visitamos 3 mosteiros trapistas, Achel, La Trappe e Westmalle e mais as 15 cidades listada a seguir:

Mapa do roteiro das cidades visitadas

Um Comentário para “Diário de bordo – Holanda, Bélgica e Alemanha”

  1. max disse:

    Estou pensando em um roteiro semelhante, também na intenção das cervejas. Meio caminho andado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *