Diário de Bordo – Rio Grande do Sul (2008)

Do Alto Uruguai às Missões, da Campanha ao Litoral e dos Pampas aos Campos de Cima da Serra. Durante 10 dias tomando mate, montando e desmontando acampamento, assistindo o pôr do sol e acompanhando a carne sapecar na churrasqueira para no adentrar da noite se esbaldar numa carne mal passada acompanhada de uma cerveja gelada.

O objetivo na época era simples: conhecer o máximo do Rio Grande do Sul sem seguir um roteiro planejado. Apenas visitar lugares indicados pelo “boca a boca” e com base no repertório de cada um. Nosso único compromisso era encontrar alguns amigos em Florianópolis no dia 31 de Dezembro para passar a virada de ano.

A viagem foi feita de carro e em 3 pessoas. Saímos de Chapecó, Santa Catarina, no dia 20 de Dezembro de 2008 e retornamos em primeiro de Janeiro de 2009. Percorremos aproximadamente 3.200 km dormindo apenas em barracas. Os cafés da manhã e os almoços eram a base de bolachas e sanduíches feitos durante a viagem dentro do carro ou aproveitando uma sombra na beira da estrada ou na praça da cidade.

Quando o final da tarde se aproximava, começávamos a procurar um lugar para acampar perguntando para pessoas na rua ou em postos de gasolina. Encontrado o lugar, o próximo passo era ir ao mercado comprar cerveja, carvão e carne para a janta e, neste caso, seguimos a tradição ao pé da letra, churrasco todas as noites.

Abaixo deixo um roteiro dia-a-dia (pelas cidades que passamos) como Diário de Bordo para facilitar a leitura:

Cidades

  1. São João Batista
  2. São Miguel das Missões
  3. Manoel Viana/Alegrete
  4. Sant’Ana do Livramento
  5. Rio Grande/Praia do Cassino
  6. São José no Norte
  7. Tavares/Mostardas/Tramandaí/Osório
  8. Gramado/Canela
  9. Bento Gonçalves
  10. Cambará do Sul/Parque Nacional de Aparados da Serra
  11. Torres
  12. Araranguá/Pinheira/Florianópolis – Santa Catarina

Roteiro da Viagem entre SC e RS

Abaixo o mapa exibindo os lugares que passamos e acampamos durante os 10 dias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *