Fim do Mundo: Ushuaia – Argentina

Ushuaia é uma pequena cidade argentina localizada na província da Terra do Fogo, considerada pelos argentinos como a cidade do “fim do mundo”, por ser a cidade mais austral do mundo. Na realidade, a cidade chilena de Puerto Williams fica ainda mais ao Sul do continente, mas os argentinos a consideram apenas como base militar, por a população ser pequena, cerca de 2.500 habitantes, ao contrário da argentina Ushuaia, com aproximadamente 60.000 habitantes.

Vista da cidade do Ushuaia

Vista da cidade do Ushuaia

Há três maneiras para chegar ao Ushuaia. Uma é marítima, outra é de carro, mas tem que ser programar com bastante antecedência, já que pelo caminho tem estrada de chão, algumas aduanas e balsa para passar pelo Estreito de Magalhães. A outra é de avião, com voos que saem de Buenos Aires (3:30 horas) e Río Gallegos (55min) até o Aeropuerto Internacional Malvinas Argentinas, que fica 4km distantes do centro de Ushuaia.

O que fazer no Ushuaia

Como a cidade é pequena, uma dica é caminhar bastante pelo centro, principalmente quando for do hotel a restaurantes e algumas atrações turísticas próximas, sempre é bom pra ver o cotidiano do local e encontrar algo diferente.

Centolla Argentina

Prato de Centolla Argentina

Outra coisa que sempre procuro quando visito uma nova cidade é experimentar a comida típica da cidade ou região, e algo que não da pra deixar de experimentar é a Carne de Cordeiro e a Centolla, uma espécie de caranguejo gigante encontrado nas águas geladas do pacifico (a Centolla é típico do Chile, mas também muito encontrado nessa região). A única coisa que deixou a desejar da Centolla Argentina, é que não encontrei restaurantes que serviam ela inteira, apenas desfiada em forma de prato. Mas mesmo assim, deliciosa.

Museo Marítimo y Presídio

O Museo Marítimo y Presídio foi construído entre 1896 e 1947 pelos próprios prisioneiros, criminosos de alta periculosidade e condenados a prisão perpétua.

Museu Marítimo

Celas do antigo presídio transformadas em museu

A construção é em forma de semi círculo, com cinco ramificações a partir da sala central, sendo que algumas delas foram restauradas e hoje são museus, porém ainda há um pavilhão que esta como a décadas atrás, sem pinturas e calefação, mantendo os mesmos desconfortos que os presidiários passavam tempos atrás.

Presidio do Ushuaia

Vista do pavilhão do Antigo Presidio sem reforma

Parque Nacional Tierra del Fuego

No Parque Nacional Tierra del Fuego é possível fazer um passeio no Trem do Fim do Mundo (www.trendelfindelmundo.com.ar), que faz 7km dos 25km do percurso que os prisioneiros faziam para cortar árvores a mais de cem anos atrás. O Trem passa às margens do Rio Pipo com uma parada na Cachoeira Macarena e bosque do Parque Nacional Tierra del Fuego. Para continuar o passeio pelo parque é necessário contratar outro meio de locomoção.

Passeio de trem no Parque Nacional Tierra del Fuego

Passeio de trem no Parque Nacional Tierra del Fuego

Dentro do Parque Nacional Tierra del Fuego há também uma “castoreira”, a Bahia Lapataia, Lago Roca, o ponto final da rodovia Panamericana (não concluída) e o Correo Del Fin Del Mundo, o correio mais austral do mundo, onde é possível enviar cartões postais e carimbar o passaporte certificando que você realmente esteve no fim do mundo.

Correo Del Fin Del Mundo

Correo Del Fin Del Mundo, o correio mais austral do mundo

Canal de Beagle

Pra quem quiser ir um pouco mais ao fim do mundo, é possível fazer uma Excursão de navegação pelo Canal de Beagle, que passa pelo Farol do Fim do Mundo, pela Isla de los Pájaros e Isla de Los Lobos e faz uma parada em uma Pinguinera da Isla Martillo.

Farol do Fim do Mundo

Farol do Fim do Mundo

Durante o passeio também é possível ver de longe a cidade de Puerto Willians no Chile, cidade mais austral, mas não considerada pelos argentinos. A duração deste passeio é de 10 horas, ida e volta.

Puerto Willians

Vista da cidade chilena de Puerto Willians

Glaciar Martial

O Glaciar Martial fica a 7km do centro do Ushuaia, para chegar até lá pode ir caminhando, de táxi ou de van. É possível subir uma boa parte da montanha sozinho e a pé, mas para chegar até o topo somente com guias. Para ajudar um pouco a subida, é possível pegar um teleférico, mas depois dele ainda tem uma caminhada de aproximadamente 40 minutos para alcançar 825 metros de altitude, que dá uma bela vista da cidade e do canal Beagle.

Glaciar Martial

Subida do Glaciar Martial e vista da cidade do Ushuaia

Fotos da cidade de Ushuaia na Argentina

2 Comentários para “Fim do Mundo: Ushuaia – Argentina”

  1. igor disse:

    olá tudo bem !
    estou pensando em fazer a viagem de Torres para Ushuaia,gostaria de saber como ir de um lugar para outro (ônibus, avião ) vc saberia me dizer qual a empresa faz esse trajeto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *