Gonçalves – Minas Gerais

Gonçalves é uma pequena cidade do Sul de Minas Gerais, próximo da divisa com o estado de São Paulo. Quem vem pela Rodovia Fernão Dias, ainda tem que andar 30 km por estradas de chão a partir da cidade de Cambuí/MG. Tem algumas partes desta estrada com buracos, mas nada de preocupante e que não possa ser feito com um carro de passeio.

Cidade de Gonçalves

Vista de parte da cidade de Gonçalves

Gonçalves é uma cidade hospitaleira com pessoas simpáticas e educadas. O turismo tipicamente rural e de natureza. Tem diversas cachoeiras, picos e montanhas para conhecer e, pra quem quer um pouco mais de adrenalina, é possível fazer passeios de Mountain Bike, Trekking, Boia cross, Cascading, Rapel, Cavalgada e Off Road.

Cidade de Gonçalves

Direções para pousadas e pontos turísticos

Um detalhe que não pode ser esquecido antes de visitar a cidade é que o cartão de crédito é aceito apenas em poucos estabelecimentos do centro. Assim é recomendado sempre levar algumas notas a mais na carteira.

Ao chegar na cidade seguimos para a Pousada do Rio e caminhamos um pouco por algumas trilhas da própria pousada. Na volta almoçamos no Restaurante da Vilma, que serve uma deliciosa comida típica mineira, feita na panela de barro e no fogão à lenha. Comemos tanto que tivemos que descansar um pouco nos bancos às margens dos pequenos açudes, ao lado do restaurante, antes de voltar à pousada.

Pousada do Rio

Pousada do Rio vista a partir da estrada de acesso

No dia seguinte conhecemos a Cachoeira do Simão, que tem queda de 3 metros e uma grande piscina onde dá pra tomar banho tranquilamente. Ela é fácil de chegar e fica próxima da estrada, pouco mais de 50 metros.

Cachoeira do Simão

Cachoeira do Simão

Depois seguimos para a Cachoeira do Cruzeiro, Sete Quedas e Cachoeira do Retiro, que fica na entrada ao lado da Pousada Trem das Cores. No local tem um estacionamento e é cobrado uma taxa de R$ 3,00 por pessoa para visitar as cachoeiras. No lugar há estrutura com banheiro e um barzinho com mirante para a Cachoeira Sete Quedas. Ótima parada para pra tomar uma cerveja gelada na volta da trilha.

Trilha Cachoeira do Cruzeiro

Parte da trilha para a Cachoeira do Cruzeiro

A trilha para chegar em cada cachoeira é de fácil acesso e bem sinalizada. A Sete Quedas esta logo no início da trilha e é o trecho mais difícil pela íngreme descida e subida. A do Cruzeiro, a mais longe, demora cerca de 20 minutos, mas sem grandes dificuldades e com um visual incrível. A Cachoeira do Retiro é a mais tranquila, uma leve queda e um grande poço, ótimo e tranquilo pra quem for com crianças.

Cachoeira do Cruzeiro vista de cima

Cachoeira do Cruzeiro vista de cima

Trilha feita e banho tomado, fomos almoçar no restaurante Sauá, que fica a 1.650 metros de altitude e com uma bela vista dos vales que cercam o restaurante. Para o almoço, pedimos uma Truta com molho de geléia de morango e pimenta com risoto de gorgonzola que harmonizou perfeitamente com a cerveja Golden da Baden Baden. Eles deveriam sugerir essa harmonização no cardápio.

Como estava chovendo, tivemos que mudar nossos planos. Ao invés de ir conhecer os picos, conhecemos um pouco melhor a cidade, sendo a primeira parada o Bar do Marcelo, em frente a igreja matriz. Acho que o nome mais adequado seria armazém do Marcelo. Eles tem bastante diversidade de produtos como cachaças, vinhos, doces e geléias, mas pouca coisa é artesanal e também achamos os preços um pouco salgados. No nosso passeio encontramos a lojinha A Pioneira, com maior diversidade nos queijos, cachaças da região e doces, e a maioria dos produtos eram artesanais e por um preço justo.

Igreja matriz de Gonçalves

Igreja matriz de Gonçalves

Ainda encontramos outra loja especializada em geléias e compotas exóticas, A Senhora das Especiarias, com bastante variedade de geléias, feitas pela própria dona do lugar.

A noite jantamos no Restaurante Janela com Tramelas, que pela quantidade de pessoas que indicaram ele pra nós, acredito que deve ser o mais famoso da cidade, e pelo que parece é o único que possui música ao vivo. Pedimos uma porção de mandioca metida a besta, mandioca frita com carne seca e queijo, e para harmonizar bebemos uma Colorado Vixnu, que é uma cerveja um pouco mais amarga e ficou muito boa com a comida, recomendo.

Restaurante Janelas com Tramelas

Restaurante Janelas com Tramelas

O restaurante tem um ótimo ambiente, bem típico, tranquilo e ótimo atendimento. A noite tem voz e violão e a dupla tocou bastante músicas agradáveis, tornando a noite bem melhor.

Gonçalves/MG

Volta pra casa com tempo fechado

Por causa do céu nublado e chuva, passamos a programação do sábado para o domingo, mas infelizmente a chuva não deu trégua, alguns dos morros que queríamos visitar não teriam uma visibilidade legal por causa da neblina e por não ser recomendado ir com carro de passeio em dias chuvosos. Dessa forma antecipamos nossa volta pra casa e já ficamos com um roteiro pronto para quando retornarmos a cidade.

Fotos de Gonçalves

Endereço e Contatos dos lugares visitados em Golçalves

Pousada Do Rio
Endereço: Estrada Gonçalves/Venâncios, km 8 (há placas durante o percurso)
Site: www.pousadadorio.com.br
Obs: Não aceita cartão

Restaurante da Vilma
Endereço: Estrada Goncalves/Venâncios, km 8 (há placas durante o percurso)
Obs: Não aceita cartão

Restaurante Sauá
Endereço: Estr. p/ Sertão do Canta Galo, s/n. 7,5 km de terra
Site: www.pousadabichodomato.com.br
Obs: Não aceita cartão

Janelas com Tramelas
Endereço: Rua Coronel João Vieira, 65
Site: www.janelascomtramela.com.br
Obs: Aceita cartão

Bar do Marcelo
Endereço: Praça Monsenhor Dutra, 234
Site: www.bardomarcelo.com.br
Obs: Aceita cartão

A Pioneira
Endereço: Av Francisco Tertuliano Ribeiro Neto , 17
Obs: Aceita cartão

A Senhora das Especiarias
Endereço: Rua Capitão Antonio Carlos, 195
Site: www.asenhoradasespeciarias.com.br
Obs: Aceita cartão

6 Comentários para “Gonçalves – Minas Gerais”

  1. Jay disse:

    Valeu pelas dicas!

  2. Antonia Maria de Souza disse:

    Hoje visitei Gonçalves com meu filho e primos e adoramos, as pessoas são gentis ,prestativas e muito carinhosas. Tomamos um delicioso café com bolo no Quintal da Bel, que é uma pessoa espetacular e também ao Chic na Roça , nos receberam com muito carinho e atenção. A cidade é muito bonita e aconchegante.

  3. Jacqueline Gallo disse:

    Oi Ricardo, fomos de bicicleta do centro de Gonçalves até a cachoeira do Simão, seguidos por um labrador da região, que se divertiu pulando das pedras na água!!! Na volta nos acompanhou novamente, foi um passeio incrível!

  4. mario luiz disse:

    eu gostaria de visita essa cidade mais pega um onibus e ir ate ai junto minha esposa sera que acho pousa facio

  5. Denise Terranova disse:

    Olá Ricardo! Gostei muito de sua matéria e sinto pelo clima não ter ajudado para que vc pudesse conhecer mais de Gonçalves. Sou proprietária de um pequenino bistrô – Sabores da Mantiqueira – em São Sebastião das 3 Orelhas e tento ter sempre algumas boas cervejas em nossa geladeira já que sou fã delas… rsss Quem sabe, da próxima vez que nos visitar consiga dar uma esticadinha até lá. Outra sugestão que gostaria de fazer é que visitasse o Porto do Céu, no Centro da cidade; tem uma comida simplesmente ótima, música ao vivo de excelente qualidade em todas as noites que funciona e é um dos mais antigos do gênero em Gonçalves – funciona há mais de 12 anos. Bom, obrigada novamente pelo belo artigo, que muito nos ajuda a divulgar este destino, e até breve!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *