Guinness: Uma visita a essa grande cervejaria irlandesa

Se quiser ver um irlandês estufar o peito de orgulho, basta iniciar uma conversa sobre cerveja com ele, principalmente se for sobre a Guinness, que é a maior cervejaria do país, e sexta do mundo.

A cervejaria tem mais de 250 anos de história que começou em 1759 quando Arthur Guinness, após perceber a popularidade de uma cerveja escura na Inglaterra, conhecida como Porter, decidiu alugar uma cervejaria desativada em Dublin para começar a produzir sua própria cerveja.

harpa da guinness

harpa da Guinness

Algo que não se pode negar é que Arthur Guinness foi um homem visionário, que pensou no futuro, pois o contrato de arrendamento firmado com os donos da antiga fabrica na St. James’s Gate Brewery era válido por 9.000 anos, isso mesmo, nove mil anos.

Apesar do sucesso da cervejaria, foi seu filho, Arthur Guinness II, e as cinco próximas gerações da família os responsáveis por aprimorar a receita e transformar a Guinness em uma das marcas mais famosas do mundo.

Visita a Guinness Storehouse

Essa história pode ser vista na antiga fabrica da Guinness, conhecida como Guinness Storehouse, localizada no coração de Dublin. A Guinness Storehouse é considerada uma das principais e maiores atrações turísticas da capital irlandesa. É praticamente impossível ir a Dublin e não visitar a Guinness.

Entrada da Guinness Storehouse

Entrada da Guinness Storehouse

A Guinness Storehouse é um edifício de 7 andares em forma de um pint de Guinness, e a visita vai te mostrar tudo sobre a marca, como começou, como é produzida, propagandas, como servir um pint de Guinness entre outras coisas até chegar ao último andar para apreciar um pint da cerveja no Gravity Bar.

O passeio inicia no térreo onde há uma loja com diversos souvenires da marca e o famoso contrato de arrendamento da cervejaria por um período de 9 mil anos. Você também pode deixar para visitar a loja ao final, já que ali também é a saída.

Ingredientes usados na produção da Guinness

Ingredientes usados na produção da Guinness

Guinness Storehouse

Guinness Storehouse

Sala com vídeos explicando o processo da tanoaria

Sala com vídeos explicando o processo da tanoaria

O segundo andar mostra o processo de fabricação da cerveja e os ingredientes utilizados (água, malte, lúpulo e levedura), além do processo de tanoaria com vídeos explicando como os barris eram fabricados ao longo dos anos e a cerveja era transportada.

Degustação de Guinness

Degustação de Guinness

Peças publicitárias da Guinness durante os anos

Peças publicitárias da Guinness durante os anos

No terceiro andar aprendemos a consagrada forma de apreciar uma caneca perfeita de Guinness, e, na sequencia, subimos ao quarto andar para ver as principais peças publicitárias da cervejaria ao longo dos anos.

Subindo mais alguns degraus vamos aprender a servir o pint perfeito de Guinness, até quem quiser, aqui já pode usar o voucher que acompanha o ingresso para beber o pint de Guinness, mas recomendo aguardar mais um pouco e usar ele apenas no sétimo andar.

O sexto andar é o bar e restaurante da cervejaria. O lugar perfeito pra quem quiser descobrir como a Guinness combina muito bem com uma diversidade de pratos.

Gravity Bar

Gravity Bar

Por fim, o Gravity Bar, ponto alto do passeio e ponto mais alto de Dublin. É aqui que sugiro utilizar o voucher, pegar o pint de Guinness para relaxar e desfrutar da deslumbrante vista panorâmica de Dublin, e tirar diversas fotos da cidade.

Horário de Funcionamento da Guinness Storehouse

A Guinness Storehouse abre diariamente das 9:30 às 17h, e nos meses entre julho e agosto entre 9:30 às 19h.

Como chegar e contato da Guinness Storehouse

Endereço: St.James’s Gate, Dublin 8

Telefone: +353 1 408 4800 | +353 1 408 4965
E-mail: info@guinnessstorehouse.com

Fotos da Guinness StoreHouse

Veja Também

Sobre

Chapecoense, Publicitário, Sommelier de Cerveja e aprendendo a fazer cerveja. Escritor do Rango e Trago, viajante e apaixonado por novas culturas. Me siga no Twitter, no Facebook e no Google+.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *