Isla Negra: Casa museo Pablo Neruda – Chile

Apesar do nome, Isla Negra não é uma ilha, e sim um pequeno vilarejo que fica a 96 km ao sul de Valparaíso e a 120 km de Santiago.

Em Isla Negra está uma das três casas do maior poeta chileno, Pablo Neruda. Esta casa é considerada a principal, pois foi ali que Neruda viveu a maior parte de sua vida e onde ele está enterrado junto da sua última esposa, Matilde.

Casa Pablo Neruda

Entrada da Casa de Pablo Neruda

A casa esta construída sobre pedras e com várias janelas que dão uma bela vista para o mar. Quando Neruda comprou o terreno havia apenas uma pequena casa, e o poeta foi emendando outros cômodos e escritórios. Hoje ela funciona como museu exibindo as coleções e objetos trazidos por ele de outras partes do mundo.

Casa Pablo Neruda

Parte de trás da casa de Pablo Neruda

É praticamente impossível visitar a Casa de Neruda e não sair inspirado de lá. A casa é linda por fora e magnífica por dentro. A parte de trás dela é praticamente só de vidros, proporcionando uma visão ampla e privilegiada do mar. É um privilégio andar pelos cômodos da casa e apreciar as diversas coleções do poeta, como máscaras, conchas, garrafas coloridas entre outras.

Casa Pablo Neruda

Vista do mar da casa de Pablo Neruda

A paixão por barcos e navios de Neruda é evidente em toda a visita. Há proas de barco espalhadas pela casa que ocupam lugares estratégicos, de fácil visibilidade. Tem também embarcações em miniaturas dentro de garrafas e até o mausoléu, onde ele esta enterrado, simula a ponta de um navio em direção ao mar.

Mausoléu de Pablo Neruda

Mausoléu de Pablo Neruda

Antes de conhecer o museu é interessante agendar a visita, quando fomos lá não agendamos e quase perdemos a viagem. Como chegamos cedo, conseguiram nos encaixar em alguns horários vagos, porém tivemos que esperar por volta de uma hora e meia até entrar.

Horário de visita

A casa esta aberta de terça a domingo das 10:00 às 18:00 horas entre Março e Dezembro, e das 10:00 às 20:00 horas em Janeiro e Fevereiro.

Casa de Pablo Nerura

Parte interna da casa de Pablo Neruda

As visitas na casa são guiadas e é necessário agendar pelo telefone: (35) 461.284 ou site www.fundacionneruda.org e, se puder, agende com antecedência pra garantir a visita.

Ah, não é permitido tirar fotos dentro da casa, apenas das janelas do lado de fora.

Endereço Isla Negra

Localização: Poeta Neruda s/n, Isla Negra, El Quisco

Como chegar em Isla Negra

Pra quem for de ônibus, tem linhas que vão para Isla Negra a partir do terminal Alameda, no Metrô Universidad de Santiago, Linha 1 Vermelha.

De carro, pra quem vem de Santiago, basta pegar a Ruta 68 e virar à esquerda na rodovia F-90. De Valparaíso há dois caminhos, ambos iniciam na Ruta 68 em direção a Santiago, mas o primeiro deve virar à direita na Rodovia F-800 e o segundo deve dobrar à direita na F-90, cerca de 35 km depois da F-800 e depois da Reserva Nacional Lago Peñuelas.

Fotos de Isla Negra

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *