Itá – Santa Catarina

Itá é uma cidade com pouco mais de 6 mil habitantes, do oeste de Santa Catarina. Fica aproximadamente 60km da cidade de Chapecó e a 45km de Concórdia.

Cidade de Itá em Santa Catarina

Cidade de Itá em Santa Catarina

Após a construção da Usina Hidrelétrica, em 1997, a cidade foi reconstruída a uma altitude maior, as famílias foram indenizadas e a cidade repaginada, se tornou um polo turístico da região com termas e atrativos aquáticos e rurais.

O que fazer em Itá

A cidade apresenta boa estrutura para receber turistas. Depois da reconstrução, foram feitos investimentos no turismo rural, aquático e infraestrutura.

Prainha de Itá

Prainha de Itá

É possível fazer um passeio de barco por parte da represa ou passar o dia na prainha do lago bebendo uma cerveja gelada e comendo petiscos, e também se refrescar num banho de rio ali mesmo.

A prainha é um lugar bastante aconchegante, foi criado um espaço com areia, guarda sol e cadeiras, tem um barzinho com estrutura de banheiro e ducha. O único problema é que ali só aceita dinheiro, não passa cartão de crédito.

Torre da antiga igreja de Itá

Torre da antiga igreja de Itá

Se sair na estrada a direita da prainha se chega ao porto e pouco mais a frente estão as torres da antiga igreja, única parte de construção da cidade inundada que ainda pode ser visto.

Há também o Parque Aquático Thermas Itá, complexo de piscinas com água termal ao ar livre e cobertas, que oferecem benefícios a saúde. Para entrar tem que pagar uma taxa simbólica e fazer um rápido exame médico.

Para quem gosta de um pouco mais de aventura é possível descer de tirolesa, a maior do sul do país, com 1.628 metros e altura de 80 metros, e alcança uma velocidade média de 45km. O valor é de R$ 40,00 (nov/16). Há também passeios de cavalo, arvorismo, trilhas, passeios de buggy e outros.

Mirante do caracol em Itá

Mirante do caracol em Itá

Um passeio pela cidade também é válido, ela é organizada, bem estruturada e arborizada, têm diversos mirantes para apreciar o belíssimo visual do Rio Uruguai, e o que mais gostei foi o mirante do caracol, próximo do centro, que oferece uma visão espetacular do lago da usina.

Como chegar a Itá

Duas maneiras de chegar a Itá são pelas cidades de Concórdia e Chapecó, pela BR 283 até as SC 154 e 155, respectivamente. Ou pela cidade gaúcha de Aratiba, pela RS 420.

Onde se hospedar em Itá

Para quem gosta de se aventurar, uma opção é o camping do Hotel Itá Thermas. Ele tem muitas árvores e uma área bem grande para instalar barracas, além de estrutura com churrasqueiras e banheiros limpos.

A outra opção são os hotéis. Os mais conhecidos são o Hotel Itá Thermas e o Itá Park Hotel. Ambos ficam próximos e na descida da famosa prainha.

Fotos da cidade

Sobre

Chapecoense, Publicitário, Sommelier de Cerveja e aprendendo a fazer cerveja. Escritor do Rango e Trago, viajante e apaixonado por novas culturas. Me siga no Twitter, no Facebook e no Google+.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *