MaiFest – Festa Alemã no Brooklin em São Paulo

A MaiFest é o festival de cultura alemã, que acontece todos os anos no mês de Maio, no bairro do Brooklin, em São Paulo.

O festival alemão é o lugar ideal pra conhecer um pouco da cultura germânica como danças e trajes típicos, além da deliciosa culinária. É comum ver pessoas caminhando com as roupas típicas e até mesmo conversando em alemão. Há um palco que fica na rua Joaquim Nabuco esquina com a avenida Santo Amaro, onde há apresentações de dança e música bávara.

MaiFest - Dança típica alemã

MaiFest – Dança típica alemã

MaiFest São Paulo

MaiFest São Paulo

As barracas de comida e restaurantes são os lugares mais concorridos. Eles tem bastante filas, mas são organizadas e rápidas. Nas vezes que fui, as barracas de salsichas eram as mais disputadas, e pelo que percebi, todas servem 4 tipo de salsichões grelhados. A Cervela é uma salsicha bovina, a Weisswurst é uma salsicha de vitela e carne suína, a Kalbsbratwurst é uma salsicha só de vitela e a Schublig é uma salsicha apenas suína.

Salsicha e pote de mostarda

Salsicha e pote de mostarda

Próximo das barracas tem potes de mostarda amarela forte e escura, pra quem quiser incrementar um pouco mais o lanche.

Outra opção são os restaurantes, que oferecem mais alternativas como joelho de porco ou eisbein, outros tipo de salsicha, chucrute, salada de batata ou kartoffelsalat e lanches diversos.

Joelho de porco assando

Joelho de porco assando

Mas sugiro não exagerar nos pratos salgados, guarde um espaço para os doces, há muitas barracas com doces diversos como o famoso e delicioso Apfelstrudel.

Barraca de doces do MaiFest

Barraca de doces do MaiFest

Apfelstrudel

Apfelstrudel

Um ponto negativo é quanto as cervejas servidas, sendo apenas dois estilos da tradição alemã, uma pilsen e uma weiss, de trigo. Os outros estilos poderiam ser substituídos por uma Schwarzbier e uma Helles, por exemplo.

No mais, é um lugar legal de visitar em São Paulo nessa época, os preços dos lanches são honestos além de ser um ótimo lugar para passear com a família.

Vídeo de danças típicas alemãs

Como Chegar na MaiFest

A MaiFest fica no bairro do Brooklin, zona sul de São Paulo.

Ele ocorre no quadrilátero das Ruas Joaquim Nabuco, Barão do Triunfo, Princesa Isabel e Bernardino de Campos. Entre as avenidas Santo Amaro e Vereador José Diniz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *