Manoel Viana/Alegrete – Rio Grande do Sul

Um dos pores-do-sol mais bonitos que vimos durante a vigem pelo Rio Grande do Sul foi em Manoel Viana. Graças a indicação de uma pessoa que paramos pra conversar quando nos dirigíamos para Alegrete, nossa opção para passar a primeira noite. Mas, como ele falou muito bem desta pequena cidade, mudamos nossa rota e resolvemos descobrir os encantos dela.

Pernoitamos no camping “Rainha do Sol”, que fica ao lado da ponte General Osório e na margem do Rio Ibicuí.

Manoel Viana

Manoel Viana

O camping possui ótima infraestrutura. Banheiros com ducha quente, churrasqueiras, muita sombra, quadras de futebol e vôlei de areia, restaurante, rede elétrica e diversos outros atrativos que proporcionam bom conforto e comodidade ao visitante. E, pra quem gosta de acampar, ali é o lugar perfeito para ficar durante vários dias sem se preocupar.

As grandes atrações de Manoel Viana são as praias de água doce. E uma delas é a praia do camping Rainha do Sol, que acredito ser a principal pela sua localização.

Manoel Viana

Manoel Viana

Mas, voltando ao roteiro… chegamos no camping com o sol ainda alto, montamos acampamento e, em seguida, fizemos um pequeno tur pelo centro. Conversamos um pouco com as pessoas, passamos em um mercado e um distribuidor de bebidas e logo voltamos ao acampamento para iniciar o primeiro churrasco.

Enquanto a carne assava no fogo acompanhamos o pôr-do-sol tomando cerveja e tocando algumas modas de viola acompanhada de uma gaita de boca. E antes de dormir, deu tempo para ir dançar no baile que estava acontecendo no salão de festa do próprio camping.

Manoel Viana

Manoel Viana

Logo depois do amanhecer, levantamos acampamento e seguimos para Alegrete. Como era domingo de manhã, alguns pontos turísticos estavam fechados, o que acelerou nossa passagem pela cidade, já que ficamos limitados a um passeio pelas ruas do centro e alguns bairros. Apesar dos imprevistos, Alegrete é uma cidade atrativa, principalmente pela importância histórica que ela possui no estado.

Alegrete

Alegrete

Saindo de Alegrete paramos em uma pequena praça próxima da ferrovia, onde fizemos um banquete com sanduíches para o almoço. Terminado nosso lanche, seguimos viagem para Sant’Ana do Livramento onde pernoitamos.

Fotos de Alegrete e Manoel Viana

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *