Mendoza – Argentina

Há poucos quilômetros da fronteira com o Chile e do Aconcágua, maior montanha das Américas, Mendoza é praticamente um oásis em uma das regiões mais desérticas da Argentina.

Chove pouco na região de Mendoza. O verão é quente, com temperatura média de 24º C em Janeiro, e frio no inverno, com média de 7˚C. O clima semidesértico é favorável ao cultivo de uvas, o que resulta em produção de vinhos finos e de qualidade, alguns bem conceituados no mundo todo.

Mendoza Argentina

Ruas arborizadas de Mendonza

Mendoza é uma cidade pequena, tranquila e encantadora, com praças bem limpas e organizadas, ruas arborizadas e canais de irrigação com águas provenientes das geleiras dos Andes. Muitos dos seus pontos turísticos ficam próximos e podem ser visitados a pé, e vale a caminhada, já que a maior parte dela é feita à sombra de árvores que margeiam as calçadas.

O que fazer em Mendoza?

Quando visitamos Mendoza, dividimos o passeio em duas partes. Pela manhã uma caminhada pelas principais ruas, praças e centro histórico, no seguinte roteiro: Plaza Itália até a Plaza Chile pela Av Perú, Plaza Independencia até a Plaza Espanã (azulejos e decorações em estilo espanhol) pela Av. Bartolomeu Mitre e Plaza San Martín. Depois seguimos para Municipalidad de la ciudad de Mendoza (câmara municipal), Cidade Cívica (fórum) e Centro de Convenções.

Plaza Espanã

Plaza Espanã em Mendoza

Na parte da tarde fizemos um tur contratado no hotel (Garden Hotel), onde visitamos uma pequena propriedade rural dedicada ao cultivo da azeitona (La Olivia), uma fábrica de extração do azeite de oliva (Pasrai Olivicola), duas vinícolas de pequeno porte (Baudron e Don Arturo) onde explicaram o cultivo da uva, diferenças na irrigação por inundação e por gotejamento, processo de fabricação do vinho e, o que não podia faltar, um pequeno treinamento sobre degustação de vinhos.

Plaza Independencia

A Plaza Independencia é a praça central da cidade e uma das mais bonitas. Possui um chafariz no centro que a noite é iluminado com um show de luzes. Durante o dia há uma feira de artesanato com alguns artistas locais fazendo apresentações musicais.

Plaza Independencia

Plaza Independencia em Mendoza Argentina

Próximo da Plaza Independencia, há a Plaza Itália, Plaza Chile, Plaza Espanã, que também tem fontes e ladrilhos espanhóis, e a Plaza San Martín, que esta a frente da Basílica San Francisco, de 1880.

Finca La Olivia – Fazenda La Olivia

A Finca La Olivia é uma pequena propriedade rural onde cultivam, principalmente, azeitonas. A propriedade também tem criação de coelho e ovelhas que andam tranquilamente entre os turistas durante o passeio.

Finca La Olivia

Finca La Olivia, cultivo de azeitonas

Durante a visita guiada é explicada a técnica de plantio e cultivo de azeitonas e de outras frutas como maçã e pêssego. A visita termina na lojinha onde fizemos uma degustação de azeitonas e produtos produzidos pela própria família como pães, geleias e azeite.

Pasrai Olivicola Boutique

A Pasrai é uma empresa familiar dedicada à produção de frutas secas como passas de uva, tomates secos e azeite de oliva extra virgem.

Pasrai Olivicola

Pasrai Olivicola

No passeio eles mostram todo o processo de produção e extração do azeite. Explicam todo o ciclo de produção, desde a colheita da azeitona na lavoura, a lavagem, o esmagamento para extrair o óleo e, por fim, o processo de decantação e filtragem do azeite.

Ao final do passeio, como de costume, fomos levados para a lojinha da empresa para degustação de produtos da casa, com base em azeites com pães e frios.

Baudron Bodegas y Viñedos

A Bodega Baudron é uma pequena vinícola fundada em 1940 por famílias francesas e italianas. Ela tem uma produção anual de 4 milhões de litros de vinho, que são exportados para a Europa e outros países latinos, como o Brasil.

Bodega Baudron

Bodega Baudron

O passeio se resume em uma visita à fábrica onde é possível conhecer os métodos de produção e o local de maturação do vinho, e ao final há uma degustação guiada dos quatro vinhos produzidos por eles.

Cavas de Don Arturo

A Bodega Cavas de Don Arturo é menor que a bodega anterior, tem produção anual de 1,2 milhões de litros. O passeio nela também foi mais interessante, pois mostraram parte do vinhedo e explicaram alguns dados curiosos sobre o plantio de uvas e as diferenças da irrigação por gotejamento ou por inundação.

Bodega Cavas de Don Arturo

Bodega Cavas de Don Arturo

Eles tem 3 linhas de vinhos, os que são maturados em tonéis industrializados, os maturados em tonéis de madeira e a linha celebración, a melhor delas criada para o casamento da filha do dono em 2003.

A maturação destes vinhos também é feita em lugares diferentes, em um deles é proibida a visita, a fim de evitar que descubram os segredos do ambiente

Ao final da visita somos levados para a loja da vinícola para a degustação e uma breve explicação sobre como degustar e avaliar um bom vinho.

Fotos de Mendoza

Endereços e contatos em Mendoza

Câmera municipal – Municipalidad de la ciudad de Mendoza
End: 9 de julio 500, Ciudad

Pasrai Olivicola Boutique
End: José Alberto Ozamis 2718 – 5515 Maipú, Mendoza
Site: www.pasrai.com.ar

Baudron Bodegas y Viñedos
End: San Martín 673, Maipú, Mendoza
Site: www.bodegasbaudron.com

Cavas de Don Arturo
End: Franklin Villanueva 2233, Lunlunta, Maipú, Mendoza

Garden Hotel
End: Rua San Juan 1127, Mendoza
Site: www.gardenhotelesmendoza.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *