Munique (München) – Alemanha

Sempre escutei histórias que europeus são pessoas frias e secas, principalmente na Alemanha. Mas não foi essa impressão que tive do povo bávaro, muito pelo contrário, são pessoas receptivas e educadas e, em Munique, tudo isso é potencializado, foram os mais receptivos e alegres da Alemanha.

Inclusive quando fomos conhecer a Löwenbräukeller, tradicional restaurante e biergarten da cidade, só havia uma mesa desocupada, porém estava reservada, mas o chefe dos garçons falou que poderíamos sentar na mesa, pois quem reservou foi um grupo de pessoas da Munique, e eles não teriam problema em dividir a mesa com nós.

Lowenbrau Keller

Lowenbrau Keller, tradicional bar e restaurante de Munique.

Munique foi a cidade que mais encantou pelo povo, belas paisagens e seus diversos biergartens. A cidade é considerada o paraíso cervejeiro da Alemanha. Lá tudo é motivo para beber um caneco de cerveja pela manhã, tarde ou noite, sempre há alguém sentado em algum canto bebendo uma boa cerveja, mas não se vê bêbados na cidade.

Viktualien markt de Munique

Familia reunida no Biergarten da Viktualien markt de Munique.

Os biergartens parecem ser a alma da cidade, são um ponto de encontro de amigos e famílias. É comum ver a família reunida sentada nas enormes mesas, geralmente de madeira bruta, os pais bebendo uma cerveja e as crianças refrigerante, é claro. Também é comum pessoas sentarem ao seu lado e puxar conversa com você, as vezes são turistas pedindo informações, as vezes são os locais querendo apenas jogar conversa fora. Enfim, biergartens são lugares para beber e se divertir.

Pontos Turísticos de Munique

É muito tranquilo conhecer Munique, alguns dos principais pontos turísticos estão na parte central da cidade e podem ser visitados a pé, para os mais distantes é mais fácil e barato ir de metro e é possível escolher entre o metrô de curta distância (U-Bahn) e de longa distância (S-Bahn), ambos são excelentes.

Nossa primeira parada foi o antigo portão de entrada da cidade, o Karlstor, ou portão de Carlos, que homenageia o príncipe Carlos Teodoro. Em seguida nos dirigimos para a Frauenkirche, mas no caminho paramos para conhecer a cervejaria e restaurante da Angustiner, ou Angustinerbräu, a mais antiga cervejaria Munique fundada por monges agostinianos em 1328 e, pra quem esta com sede ou fome, é uma ótima parada.

Portão de Carlos (Karlstor), antigo portão de entrada da cidade.

Portão de Carlos (Karlstor), antigo portão de entrada da cidade.

Voltamos para nosso roteiro e fomos visitar a Frauenkirche parcialmente demolida na grande guerra e que teve suas torres reerguidas em estilo gótico. Próximo a Frauenkirshe se encontra a Michaelskirche, maior igreja renascentista ao norte dos alpes, mas como estava tendo um casamento no momento da visita, não conseguimos ver toda ela, mesmo a parte interna dela ser mais bonita que a anterior.

Frauenkirche de Munique

Frauenkirche de Munique

Caminhando mais um pouco esta a praça Marienplatz, onde se encontra o prédio da nova prefeitura, Neues Rathaus, que mostra imagens da história e lendas da Baviera e, que por sorte, no dia que fomos visitar, a entrada era franca e, também a Altes Rathaus, ou prefeitura velha, que foi construída no final do século XV, reconstruída no século XIX e novamente reconstruída após a Segunda Guerra.

Neues Rathaus e Marienplatz

Visão da Marienplatz da Neues Rathaus

Um ótimo lugar para encontrar algo típico é no Viktualien markt, um mercado popular perto da Marienplatz com comércio dos mais variados produtos (hortifrutícolas, carnes, embutidos, lanches, roupas, artesanato, etc). Ali também tem um Biergarten que recomendo parar um pouco para comer algo e, é claro, beber um chope sentado embaixo das árvores da praça.

Viktualien markt de Munique

Biergarten da Viktualien markt de Munique

Em Munique não deixe de visitar o maior biergarten da Alemanha. Ele fica ao lado da Torre Chinesa, dentro do English Garten, que é o parque mais famoso da cidade e um dos maiores da Europa. É muito bonito. Um lugar agradável para passar o dia.

Torre Chinesa no English Garten em Munique

Torre Chinesa no English Garten em Munique

No dia que visitamos o parque tinha uma orquestra tocando músicas típicas, o curioso foi que alguns músicos tinham um caneco de chope ao lado da cadeira, e sempre que tinha uma pausa na música, bebiam um gole da bebida sagrada.

Torre Chinesa no English Garten em Munique

Banda tocando ao lado da Torre Chinesa no English Garten.

Outro lugar que não da pra deixar passar é o estádio do Bayern de Munique, time tradicional da cidade, mas para isso é bom pegar um ônibus ou metro, pois ele fica longe do centro, mas é tranquilo de chegar lá, há uma estação de trem ao lado dele.

Allianz Arena

Allianz Arena

No dia seguinte fomos conhecer o Castelo Neuschwanstein, mas no fim da tarde voltamos a Munique para continuar o passeio, porém estava chovendo, o que nos impediu de visitar o parque onde acontece a tradicional Oktoberfest. Assim, fomos jantar no bar/restaurante da Löwenbräu, o Löwenbräukeller, tradicional bar de Munique, de 1883, onde experimentamos uma wurstlteller e eisbein (joelho de porco) e bebemos uma deliciosa cerveja Doppelbock, a Triumphator com 7,6% de graduação alcoólica.

Endereços e contatos de pontos turísticos de Munique

Karlstor (Portão de Carlos)
Endereço: Karlsplatz, 80335 München

Angustinerbräu (Cervejaria/Restaurante da Angustiner)
Endereço: Neuhauser Straße 27, 80331 Munich
Site: www.augustiner-restaurant.com

Frauenkirche
Endereço: Frauenplatz 12, 80331 München

Michaelskirche (Igreja de São Miguel)
Endereço: Neuhauser Straße 52, 80331 München

Neues Rathaus
Endereço: Marienplatz 8, 80331 München
Site: www.muenchen.de

Altes Rathaus
Endereço: Marienplatz 15, 80331 München
Site: www.muenchen.de

Viktualienmarkt
Endereço: Viktualienmarkt 3, 80331 München
Site: www.viktualienmarkt.de

English Garten
Endereço: Englischer Garten, 80538 München

Allianz Arena (Estádio Bayern de Munique)
Endereço: Werner-Heisenberg-Allee 25
Site: www.allianz-arena.de

Löwenbräukeller Gastronomie
Endereço: Nymphenburger Strasse 2, 80335 München
Site: www.loewenbraeukeller.com

Fotos de Munique

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *