Parque da Independência e Museu do Ipiranga – São Paulo

O Parque da Independência fica no bairro Ipiranga na capital paulista. No parque é possível visitar a Casa do Grito, Museu do Ipiranga e o Monumento à Independência.

Foi neste parque, junto do Riacho do Ipiranga, que o Imperador D. Pedro I declarou a Independência do Brasil em 7 de setembro de 1822.

Parque do Ipiranga

Parque do Ipiranga

O parque abriga o Monumento à Independência do Brasil ou Altar da Pátria, que é uma escultura em granito e bronze, que também abriga uma cripta para guardar os restos mortais de D. Pedro e suas duas esposas.

Monumento a Independência

Monumento a Independência

No parque também esta o Museu do Ipiranga ou Museu Paulista da Universidade de São Paulo. Este museu é um dos mais visitados da cidade de São Paulo, porém esta em reformas e a previsão de reabertura é apenas em 2022.

Museu da Independência

Museu da Independência

O museu possui um acervo de objetos, mobiliário e obras de arte históricas, sendo a maioria relacionadas ao período da Independência e mesmo período histórico.

O parque é um lugar bonito e tranquilo. É um ótimo passeio de fim de semana, tem diversas árvores, gramado e espaço para caminhar, correr, andar de bike, skate e relacionados. Ah, também é um belo lugar para tirar fotos.

Como chegar ao Museu do Ipiranga

Endereço: Parque da Independência, Ipiranga, São Paulo – SP, 04263-000
Site: www.mp.usp.br
Fone: (11) 2065-8000

Fotos do Museu do Ipiranga e Parque da Independência

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *