Paso Internacional Los Libertadores: Fronteira Chile/Argentina

O passo internacional Los Libertadores é uma das principais fronteiras entre Chile e Argentina, fica entre as cidades de Mendoza na Argentina em direção a Los Andes no Chile.

Fronteira entre Chile e Argentina

Fronteira entre Chile e Argentina

três atrações principais desta fronteira: O cristo redentor, o túnel cristo redentor os los caracoles, curvas na estrada logo após a aduana do Chile, conforme o mapa abaixo:

O Túnel do Cristo Redentor tem 3,8 km de extensão e uma altitude de 3.175 metros. Ele foi construído a beira de uma montanha e em praticamente todo o seu trajeto é possível ver o penhasco ao lado e a cadeira de montanhas dos Andes.

Túnel Cristo Redentor

Parte interna do túnel Cristo Redentor

Pra quem for atravessar essa fronteira no inverno, tem que se informar antes, pois por causa das fortes nevascas e perigos de desmoronamento, é comum a fronteira ficar fechada.

O nome do túnel vem da Estátua do Cristo Redentor de Los Andes, que esta na entrada do lado Argentino e a praticamente quatro mil metros de altitude. Fica na antiga estrada de rípio que ligava a Argentina ao Chile, antes da construção do túnel.

Estrada Cristo Redentor

Subida da Estrada Cristo Redentor pelo lado Argentino

É possível chegar até a estátua do Cristo pelos dois lados, ambas por estradas de rípio, porém quando fomos pelo lado Argentino a estrada estava intrafegável e não foi possível subir de carro, e não foi possível chegar até a estátua. Porém, tempo depois, descobrimos que pelo lado chileno a estrada normalmente esta em melhores condições e é de melhor acesso.

Estrada Cristo Redentor

Estrada Cristo Redentor

As curvas Los Caracoles ficam logo após a aduana de entrada no Chile, na estrada que liga a Argentina a Santiago e ao litoral do Chile. São curvas bem fechadas, sem muretas de proteção, em descida de 700 metros em zigue-zague, que, vendo de longe, parece uma escada íngreme.

Estrada Los Caracoles

Estrada Los Caracoles vista de cima

Maior parte do caminho entre entre Mendoza/AR e Los Andes/CH é feita por estradas que beiram rios, lagos, desfiladeiros, túneis e cadeias de montanhas, além do Monte Aconcágua. É um percurso muito bonito com cerca de 250km e com paisagens cinematográficas que vão render ótimas fotos.

Fotos do Paso Internacional Los Libertadores

16 Comentários para “Paso Internacional Los Libertadores: Fronteira Chile/Argentina”

  1. Makelly Wickert Martinhago disse:

    Olá Ricardo!

    Estamos indo à Santiago em novembro e queremos fazer a travessia para conhecer Mendonza. Onde fez a documentação para entrar na Argetina? Pesquisou qual melhor preço das locadoras do Chile?

    Grata

  2. leandro disse:

    Qual temperatura media voce pegou em novembro em ambas as cidades e inclusive na travessia ??

  3. Sebastião Amorim disse:

    Boa noite Ricardo,
    Estarei viajando com minha família a partir de 11 de julho de 2016 saindo de Santiago do Chile a Bariloche e de Bariloche a Buenos Aires. Nesse período tem perigo nas estradas em relação a nevada ou ventos fortes, ou outras situações?
    Tem custo de marcação da travessia da fronteira entre Argentina e Chile? Se sim é feito onde?

  4. carolina disse:

    Ola Ricardo, tudo bem?
    pretendo ir com carro locado de santiago ate mendoza, tem alguma locataria de carro que permite eu alugar um carro em santiago e devolver em mendoza? ou tenho que voltar para o chile pera devolver?

    • Carolina,

      Tu terias que ver se a locadora que tu estas negociando possui uma filial na cidade de destino também. Sugiro se informar sobre o valor para deixar o veículo em outro país, provavelmente o valor será bem alto. Abc

  5. Emilia disse:

    Olá Ricardo,
    Estarei em Mendoza em agosto e no dia 14 irei de ônibus para Santiago-Chile. Você acha que existe muito risco de encontrar a fronteira fechada?

    • Oi Emilia,

      No inverno sempre há esse risco por causa dos desmoronamentos e nevascas, mas como tu já estará em Mendoza, acredito que o melhor a fazer é conversar com o pessoal de lá para informações mais detalhadas.

  6. Isa disse:

    Olá Ricardo!

    Qual mês você fez essa viagem? Grata!

  7. Luciano lima Moreira disse:

    Bom dia vou no inicio de novembro de Santiago para mendoza. Será possivel tocar na neve ou só mesmo vê lá de longe? Muito obrigado

    • Oi Luciano,

      há vários lugares que possíveis de tocar na neve. Principalmente na fronteira entre o Chile e Argentina.

      • Fernando Ioris disse:

        Tudo bem RIcardo? Tenho uns amigos que querem ir de Santiago a Mendonza com um carro locado. Mas parece que tem que fazer uma documentação específica para entrar na Argentina e pagar uma taxa meio salgada. Então pensaram em deixar o carro na fronteira e seguir de taxi até Mendonza. Tu que conhece, o que recomendas? Tem onde deixar io carro? É muito chão entre a fronteira Chile/Argentina até Mendonza?
        Grande abraço.

        • Olá Fernando,

          Acredito que o melhor seja pagar esta taxa, pois senão tu vai pagar a diária do carro e estacionamento pra ele ficar parado, mais custos da viagem de táxi até Mendoza, que é uma distância considerável.

          Abc e boa viagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *