Patagônia Andina: El Calafate – Argentina

El Calafate é uma pequena cidade ao sul da Argentina, perto da fronteira com o Chile. Tem aproximadamente 15 mil habitantes e fica a 3.000 km da capital Buenos Aires, ou 3:00 hrs de avião.

El Calafate

Vista da cidade de El Calafate, Argentina

A cidade leva o nome de um arbusto típico da região. Ele é coberto por flores amarelas na primavera e da pequenos frutos violetas. É comum encontrar sorvetes, licores e geléias feitos com essa fruta e há até uma antiga lenda que diz: Aquele que provar calafate, voltará. Apesar da lenda, os nativos não recomendam comer a fruta pura para quem não esta acostumado, já que a probabilidade de ter uma dor de barriga é grande, e ninguém quer perder um dia de passeio pra ficar no banheiro do hotel. Porém, quem quiser provar o gosto da fruta, recomendo tomar um sorvete ou um licor da fruta como aperitivo.

El Calafate

Picolé da fruta El Calafate

A cidade é pequena e as atrações estão nas duas principais avenidas: a Del Libertador ou San Martin, que concentra o comércio e os restaurantes, e a Julio Roca, onde fica a rodoviária. Além das avenidas há também a Baia Redonda, às margens do lago Argentino, que vale uma caminhada, onde é possível ver alguns flamingos na parte rasa.

Baia Redonda

Flamingos na Baia Redonda em El Calafate

Apesar de ter poucas atrações turísticas a principal atividade economica da cidade é o turismo em função do Parque Nacional Los Glaciares onde é possível conhecer uma das mais famosas geleiras do mundo, o Glaciar Perito Moreno, que fica no Lago Argentino a apenas 80km do centro de El Calafate.

Pra quem chega de avião, o aeroporto fica a 23 km da cidade e o transfer para a cidade, hotel ou hostel pode ser feito de taxi ou serviço de van, que saem a cada 15 min e demoram cerca de 40 min para chegar até a cidade.

El Calafate

Vista da cidade de El Calafate, Argentina

Apesar de El Calafate ser uma cidade pequena, alguns hotéis ficam um pouco longe do centro. É bom dar uma olhada no mapa antes de fazer a reserva, pois a caminhada pode ser longa e talvez seja necessário pegar um taxi.

A melhor época pra visitar El Calafate é na primavera e no verão, entre Outubro e Março. O clima nesse período é frio e seco com poucas chuvas e a temperatura pode variar entre 28˚C durante o dia e 10˚C a noite. No inverno essa variação fica entre 5˚C e 15˚C durante o dia e menos de 0˚C a noite.

Centro de El Calafate

Centro de El Calafate

É sempre bom vestir roupas leves e de fácil manuseio, pois o efeito cebola (tirar e colocar roupas) é constante. Assim é bom usar uma camisa manga curta ou longa por baixo, um casaco mais leve e ter em mãos outro para aguentar um frio mais forte, que de preferência seja corta vento e impermeável, principalmente se for visitar alguma geleira, onde é normal ventar muito e a tendência da sensação térmica cair para menos de 0˚C é grande.

Também é aconselhável ter consigo um par de luvas, cachecol e toca para aguentar alguns momentos de muito vento, e um protetor solar, pois mesmo com o frio e vento, o sol reflete no gelo e também queima.

Fotos de El Calafate

Pra quem quiser saber que roupas levar na viagem, veja as dicas do post o que levar na mochila para o Ushuaia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *