Perito Moreno: Parque Nacional Los Glaciares – Argentina

O Parque Nacional Los Glaciares é um dos maiores parques da Argentina, praticamente a metade de seu território é coberto por geleiras. Ele é dividido em três áreas: a central, norte e sul. A parte Sul é onde se encontra a geleira mais famosa, o Glaciar Perito Moreno, que fica mais próximo da cidade de El Calafate. Na parte central esta o Glacial Upsala e fica entre os lagos Argentino e Viedma, e na parte Norte fica o Cerro Fitz Roy.

Glaciar Perito Moreno

Vista do Glaciar Perito Moreno pelo mirante

O Glaciar Perito Moreno fica a 80km da cidade de El Calafate. O trajeto pode ser feito de carro ou com ônibus de excursão. O caminho até lá costeia parte do Lago Argentino e depois o Brazo Rico do mesmo lago. Quando fizemos esse trajeto, paramos em uma região onde havia diversos arbustos Calafate (que dá o nome à cidade) e depois em um mirante pouco antes da entrada do parque, onde era possível ver a profundidade do Perito Moreno.

Glaciar Perito Moreno

Passeio de barco pelo Brazo Rico – Glaciar Perito Moreno

Nosso roteiro também incluía um passeio de mais ou menos 1hr de barco pelo Brazo Rico até próximo as geleiras do Perito Moreno, mais uma caminha pelas passarelas do mirante do Glaciar, que dá uma bela visão de todo o Glaciar, tanto do lado Brazo Rico (onde foi realizado o passeio de barco) como do Canal de Los Tempános (blocos de gelo que se desprendem do glaciar).

Glaciar Perito Moreno

Passeio de barco pelo Brazo Rico – Glaciar Perito Moreno

O glaciar é fantástico. Vale a visita, admirar a alternância das cores dos blocos de gelo entre o branco e as diversas tonalidades de azul (que se alternam de intensidade de acordo com a sombra das nuvens), ver as frequentes quedas de pedaços e blocos de gelo que se desprendem do Glaciar e ouvir o estrondo da queda destes blocos no lago.

Glaciar Perito Moreno

Glaciar Perito Moreno

Uma dica importante pra quem vai de El Calafate até o Glaciar Perito Moreno é que a temperatura varia muito de um lugar para o outro. Na cidade o clima é mais quente e seco, bem diferente do Glaciar, úmido, com maior probabilidade de chuva e frio, com sensação térmica que pode ficar abaixo de 0˚C por causa do Glaciar e dos fortes ventos.

Assim é recomendado ir com um calçado impermeável e levar junto uma jaqueta mais grossa impermeável e corta vento. Além de óculos de sol, toca, cachecol e um par de luvas.

Glaciar Perito Moreno

Glaciar Perito Moreno

Pra quem não tiver todo esse estoque de agasalhos em casa, em El Calafate há lojas que alugam material esportivo, ou pra quem preferir, há diversas lojas de material esportivo na cidade e região com preços um pouco mais baixos que no Brasil.

Fotos do Glaciar Perito Moreno

Pra quem quiser saber que roupas levar na viagem, veja as dicas do post o que levar na mochila para o Ushuaia.

2 Comentários para “Perito Moreno: Parque Nacional Los Glaciares – Argentina”

  1. Rosemeire disse:

    Muito interessante, fantástico, gostaria muito de conhecer pessoalmente.

  2. Rosemeire disse:

    Fantástico…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *