Pico do Jaraguá: O ponto mais alto da cidade de São Paulo

O Pico do Jaraguá é o ponto mais alto da cidade de São Paulo com 1.135 metros de altitude.

Pico do Jaraguá

Pico do Jaraguá

Em seus arredores foi criado o Parque Estadual do Jaraguá, que antigamente abrigava uma mina de ouro e em seguida passou a ser usado para o cultivo do café, quando este se tornou a principal economia do estado.

Pico do Jaraguá

Escadas até o topo do Pico do Jaraguá

É possível chegar praticamente ao topo do pico de carro, e de lá subir mais alguns degraus até a torre de TV, que possui uma plataforma que é possível visualizar a parte oeste da grande São Paulo e o Rodoanel Mário Covas.

Na entrada do parque há uma pequena aldeia indígena, Jaraguá-Itu, que ainda mantém sua língua e costumes, porém os índios vivem em extrema pobreza e é comum pedirem esmolas na entrada e saída.

Pico do Jaraguá

Pico do Jaraguá

Além do carro, também é possível subir até o pico caminhando por trilhas, como a Trilha do Pai Zé, Trilha da Bica e Trilha do Silêncio, sendo as duas últimas criadas a fim de atender grupos de terceira idade ou pessoas com necessidades especiais.

Fotos do Pico do Jaraguá

Como chegar no Parque Estadual do Jaraguá

O Pico do Jaraguá fica na Estrada Turística do Jaraguá, que liga à rodovia Anhanguera no km 18. Quem for de carro, há diversas placas indicando o caminho fazendo referência a “Estrada Turística do Jaraguá”.

Rua Antonio Cardoso Nogueira, 539
Telefone: (11) 3941-2162 / 3943-5222
Horário: Todas os dias, das 7h às 17h
Entrada Grátis

2 Comentários para “Pico do Jaraguá: O ponto mais alto da cidade de São Paulo”

  1. Klaus Röthig disse:

    Só uma correção: Na verdade o Pico do Jaraguá não é nem mesmo o ponto mais alto da cidade de São Paulo. Na Serra da Cantareira há vários pontos mais altos, tanto na própria cidade (em Tremembé ela tem 1190, em Brasilândia 1208 metros acima do nível do mar) quanto na região metropolitana (Perus-1201m, Cabuçu de Cima, Guarulhos-1186m. Além disso, ainda na região metropolitana há outros picos mais altos, como, por exemplo, em Mairiporã o Pico Olho d’Água com 1168 metros acima do nível do mar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *