Principais Pontos Turísticos de Londres

Londres é a capital da Inglaterra e um importante centro financeiro. Tem população com cerca de 12 milhões de habitantes e uma grande diversidade étnica, além de ser um importante destino turístico de ingleses e estrangeiros.

A cidade oferece variedades de atrações que satisfazem a todos os gostos. Além de deter quatro Patrimônios Histórico Mundiais, oferece conjunto de museus históricos a contemporâneos, teatros, musicais, parques, castelos, ótimos restaurantes, e claro, seus famosos pubs com cerveja local e muitas outras atrações.

Independente do tempo programado para passar em Londres é importante se organizar para conhecer os pontos turísticos londrinos de acordo com o objetivo e gosto pessoal. A fim de ajudar a organizar teu passeio, organizei uma lista do que visitei na capital inglesa.

Pontos Turísticos de Londres

O Hyde Park é provavelmente o mais famoso parque londrino. Já foi propriedade dos monges da abadia de Westminster, foi usado como campo de caça pela monarquia, até que em 1637, o rei Carlos I o liberou para o público.

Serpentine Lake no Hyde Park

Serpentine Lake no Hyde Park

Há muitas atrações no parque, como o Memorial da Princesa Diana, Speakers’ Corner, local que as pessoas se reúnem aos domingos para discursar e livremente expor suas ideias, e o Serpentine Lake, lago onde é possível alugar um barco a remo para dar uma volta no lago.

Kensington Gardens

Kensington Gardens

Memorial ao Pincipe Alberto

Memorial ao Pincipe Alberto

Anexo ao Hyde Park está o Kensington Gardens, que era parte do Hyde Park até a construção do Palácio de Kensington, famoso por ter sido a residência da Princesa Diana e outras figuras ilustres. Além do Palácio, o Kensington Gardens tem outras atrações importantes como o Memorial ao Príncipe Alberto e a casa de espetáculos Royal Albert Hall.

Outros parques próximos e bonitos são o Green Park e o St James’s Park. Passar por eles é quase obrigação, pois ambos são caminho para ir ao Palácio de Buckingham, e o St James’s Park é onde esta a residência do Príncipe Charles e seus filhos.

Green Park e Constitution Hill

Green Park e Constitution Hill

Wellington Arch

Wellington Arch

St James’s Park

St James’s Park

Palácio de Buckingham

Palácio de Buckingham

Uma sugestão é começar a visita pelo Wellington Arch ou Arco da Constituição no Green Park. O o Arco foi projetado para comemorar as vitórias britânicas nas Guerras Napoleônicas, depois seguir pela Constitution Hill até o Palácio de Buckingham e Victoria Memorial à frente, e na sequência passear pelo St James’s Park.

National Galery

National Galery

Victoria and Albert Museum

Victoria and Albert Museum

British Museum

British Museum

Pra quem gosta de história e museus, Londres é o lugar ideal. Algumas sugestões são os museus Victoria and Albert Museum com uma coleção com mais de 4.5 milhões de objetos de artes decorativas e design de diversos países. Este museu é muito interessante para perceber ver a influência de outras culturas na cultura londrina. Na rua ao lado esta o Natural History Museum, com inúmeras coleções de ciências da vida e da Terra, com cerca de 70 milhões de itens. Tem também o British Museum, com acervo de 7 milhões de peças de todos os continentes, e a National Galery, com cerca de 2.300 obras de arte de diversos artistas conceituados. Ah, e o melhor, a entrada nos museus e a galeria é gratuita.

Tower Bridge

Tower Bridge

Londres possui diversas pontes que atravessam o Rio Tamisa. A mais famosa é a Tower Bridge, que já serviu de palco de filmes e vídeo clipes, e é um dos pontos turísticos mais visitados da cidade. Ela é impressionante. Faça chuva ou faça sol, ela deve ser visitada. Imperdível.

Pra quem quiser conhecer um pouco mais sobre ela, pode fazer o Tower Bridge Experience, uma exposição sobre a história da ponte. Porém é necessário pagar ingresso.

London Tower

London Tower

London Tower

Torre Branca na London Tower

Em um dos lados da Tower Bridge esta o Castelo London Tower, que abriga as Joias da Coroa Britânica, como a coroa, cetro e espada usados nas coroações, pratos e outros símbolos da realeza. Para entrar na fortaleza tem que pagar 28 libras (mai/17) e o passeio começa dando a volta por parte da muralha com breves exposições em cada torre, em seguida é possível escolher entre ver as Joias da Coroa ou a Torre Branca. A fila das joias costuma ser grande, porém ela é bastante rápida.

Abadia de Westminster

Abadia de Westminster

Outro lugar imperdível em Londres é a Abadia de Westminster, local onde os monarcas do Reino Unido são coroados desde 1066. Além das coroações, a Abadia também celebra casamentos reais e o sepulto de reis, rainhas e figuras ilustres como Isaac Newton e Charles Darwin.

A visita a Abadia de Westminster dura pelo menos 60 min, são pagos 22 libras (mai/17) pela entrada e áudio-guia em português para acompanhar o passeio. Pena que não são permitidas fotografias, pois a igreja é fantástica e muito linda.

Palácio de Westminster e Big Ben

Palácio de Westminster e Big Ben

Próximo da Abadia está o Palácio de Westminster, também conhecido como Parlamento Inglês. É um dos maiores parlamentos do mundo, com mais de 1.000 salas, 100 escadarias e 5km de corredores. O Parlamento possui diversas torres sendo a Torre Elizabeth ou Torre do Relógio a mais famosa. Popularmente ela é conhecida como Big Ben.

St Pauls Cathedral

St Paul’s Cathedral

Outra Igreja importante para a cidade é a St Paul’s Cathedral, sede do Bispo de Londres e local do casamento entre o Príncipe Charles e Princesa Diana. A igreja é bastante grande e possui a segunda maior cúpula do mundo. Não é cobrada nenhuma taxa para entrar, porém é uma pena não ser permitido tirar fotos do interior dela.

Millennium Bridge

Millennium Bridge

Seguindo a frente desta catedral, tem a Millennium Bridge, ou ponte do milênio. Sugiro ir até ela só se for caminho para ir a outro lugar, pois não achei nada de interessante para atravessar o Rio Tamisa por ali.

Southwark Cathedral

Southwark Cathedral

Borough Market

Borough Market

Para quem gosta de igrejas, outra recomendação é visitar a Southwark Cathedral, a mais antiga igreja londrina. Fica próxima da London Bridge e ao lado do Borough Market, mercado e feira gastronômica mais antiga da cidade. Tem muita coisa gostosa na feira, comidas típicas de diversos países, frutas, doces, embutidos, bebidas e muito mais, porém a feira só é aberta ao público de quinta a sábado. Se estiver por lá nestes dias, sugiro dar uma passada e experimentar uma comida diferenciada.

Camden Town

Camden Town

Piccadilly Circus

Piccadilly Circus

Também é bom e interessante caminhar por alguns bairros da cidade, como o movimentado Soho e o diferenciado Camden Town, que era muito frequentado pela cantora Amy Winehouse. Passear pela Rua Oxford, a principal rua comercial da cidade, ir até a Piccadilly Circus para ver a estátua de Eros e os gigantes painéis publicitários aos arredores.

Realmente não falta coisa para fazer em Londres, seja passeio de um dia ou de uma semana. Basta encaixar os pontos turísticos e atividades conforme o gosto e o tempo de cada um. Assim, abaixo deixo 3 mapas com o roteiro dos meus dias na cidade.

Mapa 1 de 3

Mapa de Londres 1 de 3

Mapa de Londres 1 de 3 (clique no mapa para abrir em tamanho grande)

Mapa 2 de 3

Mapa de Londres 2 de 3

Mapa de Londres 2 de 3 (clique no mapa para abrir em tamanho grande)

Mapa 3 de 3

Mapa de Londres 3 de 3

Mapa de Londres 3 de 3 (clique no mapa para abrir em tamanho grande)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *