Prisão de Crumlin Road Gaol | Belfast

A prisão de Belfast recebeu os primeiros prisioneiros em 1846, logo após sua construção e fechou suas portas em 1996. Os primeiros 106 prisioneiros eram homens, mulheres e crianças vindos da prisão da cidade de Carrickfergus, próxima de Belfast, e todos vieram caminhando e acorrentados uns aos outros.

Crumlin Road Gaol

Crumlin Road Gaol

A prisão foi construída em forma de pentágono. Um circulo central com cinco asas, ou alas. Esse formato deixava as alas visíveis para os carcerários ao centro e mantinha os prisioneiros isolados.

A visita

Todas as visitas são guiadas e custam 9 libras (mai/18). Elas saem a cada 30 minutos e demoram aproximadamente 1:20h. Durante o passeio o guia conta histórias e lendas que envolvem a prisão, mas só em inglês.

A primeira parada é nas celas históricas, onde os prisioneiros eram colocados antes de serem levados ao tribunal, do outro lado da rua. Era o check-in do prisioneiro. Ali eles tomavam banho e deixavam seus pertences antes de irem para suas celas, no caso de serem condenados.

Túnel da Prisão de Crumlin Road Gaol

Túnel da Prisão de Crumlin Road Gaol

O percurso que os prisioneiros faziam entre a prisão e o tribunal era por um túnel de 82 metros de comprimento e 1,5 metros abaixo da rua. O túnel é bastante úmido e frio, inclusive há tubos de água quente que serviam para aquecer um pouco o ambiente. Antigamente também não tinha a iluminação atual, e acredita-se que mais de 25.000 presos passaram por esse túnel.

Dando continuidade ao passeio, vamos até a sala da administração. Padres, secretárias, capela, médicos e as chaves da prisão eram mantidos nessa sala.

Círculo Central de Crumlin Road Gaol

Círculo Central de Crumlin Road Gaol

Depois descemos para o círculo central, onde as 4 alas se encontram. Cada asa tem 3 pisos, enquanto a ala D tem 4. A partir do circulo, o governador da prisão e os carcerários conseguiam supervisionar os prisioneiros.

Simulação de como eram as Celas da Crumlin Road Gaol

Simulação de como eram as Celas da Crumlin Road Gaol

Simulação de como eram as Celas da Crumlin Road Gaol

Simulação de como eram as Celas da Crumlin Road Gaol

Atualmente apenas a ala C pode ser visitada, e ali é possível imaginar o dia a dia dos prisioneiros. Inicialmente a prisão foi projetada para abrigar 500 pessoas, mas chegou a ter 1.400 presos. Ou seja, entre 2 e 3 prisioneiros por cela.

Há diversas celas simulando como era a vida na prisão durante as épocas. Inclusive há simulações com crianças, que foram presas até 1900. Depois dessa data, mulheres e menores de 14 anos foram proibidos de ficar na mesma prisão destinadas aos homens.

Ala C de Crumlin Road Gaol

Ala C de Crumlin Road Gaol

A medida que nos aproximamos ao fim da ala C passamos pela solitária, onde o prisioneiro ficava apenas com uma bíblia, um pinico e uma caneca com água e, por fim, a câmara de execução.

Nos 150 anos de história da Crumlin Road, foram 17 execuções e todas por enforcamento. Todos os executados eram homens e foram condenados por acusações de homicídio.

Instrumento de Tortura

Instrumento de Tortura

48 horas antes de ser executado o prisioneiro passava em companhia com 2 oficiais da prisão jogando, bebendo e falando, a fim de tornar os últimos dias do prisioneiro mais confortáveis.

Na manhã da execução o condenado recebia sua última refeição e seguia com as mãos amarradas em direção a forca.

Após o óbito do condenado, seu corpo era içado para baixo da forca e guardado dentro de um caixão, já esperando o cadáver abaixo da forca, e o mesmo era levado próximo das paredes da prisão e sepultado.

Área Externa da Crumlin Road Gaol

Área Externa da Crumlin Road Gaol

De acordo com a lei da época os homens executados deveriam ser enterrados entre as paredes do presidio sem terem a assinalação dizendo aonde estavam enterrados. Inclusive, não era permitido a nenhum familiar ficar com os pertences ou ver o corpo.

A Crumlin Road Gaol é um dos lugares mais assombrados da Irlanda do Norte. Tem uma atmosfera sufocante e imaginar o passado dá um certo desconforto. Porém a visita interessante para conhecer a história da cidade.

Como chegar a Crumlin Road Goal

Endereço: 53-55 Crumlin Rd, Belfast BT14 6ST, Reino Unido
Ingresso: 9 libras (mai/2017)
Horário: Abre todos os dias entre 10h e 16:30h
URL: www.crumlinroadgaol.com

Você também vai gostar

Mosteiros Trapistas: Achel, La Trappe e Westmalle A Bélgica é o país da diversidade das cervejas, é praticamente um paraíso cervejeiro. Lá encontramos também as famosas cervejas trapistas, feitas por ...
Praia de Durdle Door | Dorset | Inglaterra Durdle Door é uma paisagem cinematográfica, parece uma paisagem que aparece em sonho. O lugar é incrível e muito lindo. A costa é formada por penhasco...
Região Centro-Sul do Chile: Frutillar – Puer... A região centro-sul do Chile é denominada como região dos rios e lagos. É caracterizada pelas cidades típicas alemãs, todas muito limpas e organizadas...
São Miguel das Missões | Rio Grande do Sul São Miguel das Missões fica no Noroeste do Rio Grande do Sul, e é conhecido pelas Ruínas Jesuítas construídas entre o Séc XVII e XVIII. O Sítio Arqueo...

Sobre

Chapecoense, Publicitário, Sommelier de Cerveja e aprendendo a fazer cerveja. Escritor do Rango e Trago, viajante e apaixonado por novas culturas. Me siga no Twitter, no Facebook e no Google+.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *