Puente del Inca – Los Penitentes – Argentina

O pequeno povoado de Puente del Inca esta localizado no meio de uma cadeia de montanhas a 2.720 metros de altitude, próximo da base do Aconcágua.

O vilarejo é famoso pela formação rochosa que serve como uma ponte natural sobre o Rio Las Vacas, um afluente do Rio Mendoza.

Puente del Inca - Los Penitentes

Puente del Inca – Los Penitentes

A origem do nome da ponte é porque ela era utilizada pelo povo Inca anos atrás. Sua formação é proveniente de minerais e microorganismos biológicos, como as algas. Também se acredita que a milhares de anos atrás era uma ponte de gelo, e após algumas avalanches, as fontes termais do local e o tempo se solidificaram formando a ponte.

Puente del Inca

Puente del Inca

Ali também existia um hotel, que utilizava as nascentes naturais próximas da ponte para curar certas doenças como a poliomielite, porém o hotel e algumas casas próximas foram destruídas em 1965 por uma avalanche, sobrando apenas uma pequena igreja. Pouco tempo depois da avalanche foi proibida a passagem pela ponte.

Puente del Inca

Puente del Inca

Próximo do vilarejo, em torno de 2 km, se encontra o Cementerio del Andinista, com sepulturas de alpinistas que morreram na tentativa de subir o Aconcágua e a estação de esqui Los Penitentes, com 28 pistas de diferentes níveis.

Fotos da Puente del Inca

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *