Punta del Diablo, Uruguai

(8) avaliações
Loading...Loading...

Localizada no departamento de Rocha ao lado do Parque Nacional de Santa Teresa e aproximadamente 47 km do Chuí, cidade brasileira que faz fronteira com o Uruguai, e 298 km da capital Montevidéu, Punta del Diablo é um dos principais povoados do país.

A população fixa é de aproximadamente 650 habitantes e é formada basicamente por pescadores e artesãos.

Punta del Diablo fica a 3km saindo no km 298 da Ruta 9. Na baixa temporada não há muitos turistas e as praias ficam praticamente desertas, o que é ótimo para um bom descanso.

Entrada de Punta del Diablo.

Chegando a Punta del Diablo.

As ruas não são pavimentadas, são de chão batido e com pouca sinalização, mas por ser uma cidade pequena isso não chega a ser um problema, bem pelo contrário, até da um charme especial ao local se somado a arquitetura rústica das casas e restaurantes. Também há grande quantidade de cachorros, todos dóceis e mansos, que andam soltos pelas ruas, praias e estabelecimentos comerciais.

Centro de Punta del Diablo.

Centro de Punta del Diablo.

É comum esbarrar em estrangeiros pelas ruas e praias. Mesmo visitando na baixa temporada, foi possível encontrar franceses, alemães, americanos e argentinos. O balneário possui boa estrutura para receber visitantes como Hostels e cabanas para locar. A única coisa que deixou um pouco a desejar foram os campings que mesmo aparentando uma boa estrutura, encontrei apenas 3 e com valores um pouco acima do que estava disposto a pagar, com isso optei em acampar no Parque de Santa Teresa, que se encontra à 9 km de distância.

Placas de Punta del Diablo.

Placas de Punta del Diablo.

Aconselho levar Pesos Uruguaios, pois a conversão do Real fica um pouco acima da tabela de câmbio e quando se paga em Reais o troco é sempre em Pesos e, também, por ter poucos locais que aceitam cartão de crédito, pelo menos na baixa temporada.

Há ótimos restaurantes para comer e beber uma Patricia gelada. Um que recomendo é o restaurante Mexicano Casa Rosada, próximo da praia dos pescadores, que tem uma guacamole deliciosa, uma das melhores que já comi.

Guacamole e Cerveja Patrícia.

Guacamole e Cerveja Patrícia.

Por ser uma cidade pequena é fácil encontrar e chegar nos pontos turísticos como a Praia dos Pescadores, onde é possível ver os barcos de pesca dos nativos atracados e, também, dá para comprar frutos do mar quando eles retornam da pescaria no fim da tarde. Logo ao lado da praia, à direita, tem a Feira de Artesanatos e um pouco adiante, costeando o mar pelas pedras, pode-se chegar até o pequeno farol e monumento à Artigas.

Barcos na Playa de los Pescadores.

Diversos Barcos na Playa de los Pescadores.

Seguindo à esquerda da Praia dos Pescadores tem a Praia do Rivero, um pouco maior e com um charme de praia pouco explorada.

Playa de Rivero

Playa de Rivero

Pra quem esta procurando conhecer as praias do Uruguai, Punta del Diablo é uma ótima opção. Tem praias lindas e tranquilas – principalmente na baixa temporada. Além de ser um lugar simples, calmo e atraente. As pessoas de lá são comunicativas, educadas e prestativas e ajudam muito os turistas quando eles precisam de alguma informação. Já passei por lá duas vezes e já inseri a cidade nas lista dos lugares que tenho que retornar.

Como chegar em Punta del Diablo

Pra quem for de carro, a cidade fica a 47km da cidade de Chuí, fronteira com o Brasil, pela Ruta 9, ou a 298km de Montevidéu, capital do Uruguai.

Quem for de ônibus, há algumas opções de empresas, como:

  • Ruta del Sol (www.rutasdelsol.com.uy)
  • COT (www.cot.com.uy)
  • TTL Turismo (www.ttlturismo.com)
  • EGA (www.ega.com.uy)

As empresas Ruta del Sol e COT, só tem destinos dentro do Uruguai, já a TTL Turismo e a EGA saem de algumas capitais e grandes cidades brasileiras como Porto Alegre, Florianópolis, Joinvile, Curitiba e São Paulo.

Dicas de Punta del Diablo

  • Acredito que a principal dica é: sempre leve dinheiro no bolso. Na última vez que visitei Punta del Diablo, não havia caixa eletrônico e poucos estabelecimentos aceitavam cartão de crédito.
  • Leve Pesos Uruguaios. Eles aceitam a moeda brasileira, porém a conversão é inflacionada e o troco é sempre em pesos.
  • Não há postos de gasolina na cidade, o mais próximo é em Castillos, aproximadamente 20 min de carro.
  • Há poucos campings, mas muitos albergues, cabanas e hostels.
  • A cidade tem bastante restaurantes – mas nem todos ficam abertos na baixa temporada – e alguns mercadinhos, que ficam abertos o ano inteiro.
  • Não há hospital, só farmácia.
  • Ah, e sempre leve roupas de frio, mesmo no verão, a noite pode ser gelada.

Imagens de Punta del Diablo


Comments: 44

  1. Gabi 24 de outubro de 2014 at 15:35 Reply

    Oi Ricardo,
    Dei uma olhado no teu blog e como estou indo passar o Reveillon lá queria te perguntar se tem alguma festinha boa!
    bjos e obrigada!

  2. Gustavo 9 de outubro de 2014 at 14:28 Reply

    Olá Ricardo, vamos ficar 6 dias em Punta del Diablo.
    Aonde é melhor alugar perto das avenida dos pescadores ou perto da avenida central?
    As praias de La viuda, pescadores e rivero é perto uma da outra?

    • Ricardo Pritsch 9 de outubro de 2014 at 17:28 Reply

      Oi Gustavo,

      Punta del Diablo é uma cidade pequena, bem pequena hehe. Independente de qual lugar tu escolher, a diferença da caminhada não vai passar de 8-10 minutos. Mas confere as fotos do lugar antes de alugar, pra ver se tem uma boa vista da cidade e/ou mar.

  3. Carlos Augusto Soares 28 de setembro de 2014 at 23:28 Reply

    OI Ricardo, moro em Canela já fui no forte Sta. Teresa uma vez mas não fiquei lá, estava hospedado no Chuí, qual o contato do forte, o que tu indica para um casal e dois filhos adultos e onde consigo ver as fotos das cabanas de aluguel?
    Abraços
    Carlos

  4. Tatiane 1 de setembro de 2014 at 01:20 Reply

    Boa noite, estou querendo ir com meu esposo pra Punta Del Diabo, poderua me indicar algum hotel, ou o contato das cabanas? Muito obrigado.

  5. Tiago 7 de julho de 2014 at 19:38 Reply

    Olá Ricardo, estou vendo com meus amigos para passar o Reveillon em Punta del Diablo. Ficam algumas dúvidas. Tem agito, festas, bastante gente pro reveillon? Abraço

    • Ricardo Pritsch 7 de julho de 2014 at 19:46 Reply

      Oi Tiago,

      Carnaval e virada de ano são alta temporada em Punta del Diablo, vai muita gente do RS pra lá. Pode ir tranquilo pra lá. Abraço.

  6. Camila Pereira 24 de junho de 2014 at 18:20 Reply

    Olá Ricardo, sou de São Paulo e estou me programando para Punta del Diablo, mas estou em dúvida com o trajeto. Vou ir de avião, e não consigo informações sobre qual caminho seguir, Porto Alegre e seguir de ônibus, ou Montevidéu e também seguir de ônibus. Se tiver alguma dica quanto a isso agradeço. : )

    • Ricardo Pritsch 25 de junho de 2014 at 00:05 Reply

      Oi Camila,

      Eu recomendo ir de São Paulo a Montevidéu, e de lá para Punta del Diablo, já que a distância entre essas duas cidades são de 300km, quase a metade se for de Porto Alegre. Além das estradas uruguaias serem muito melhores e menos movimentadas que as nossas.

  7. segismundo cerqueira neto 6 de abril de 2014 at 01:29 Reply

    Para quem vai em um grupo com quatro pessoas ou msis mellhor alugar uma cabans.Em La Paloma e Punta Del Diablo sai muito mais barato.No forte de Santa Teresa o camping se torna uma boa.O litoral norte do Uruguay tem excelentes ondaus para quem gosta de surfar e pessoas bem receptivas.Vale a pena conhecer.Sou de Maceio e fui diversas vezes a esses lugares maravilhosos.

  8. Estevão Stroher 2 de abril de 2014 at 14:21 Reply

    Oii Ricardo estou planejando minha ida ao Uruguay no próximo feriadão de Páscoa. Se mais alguém está afim de fazer essa trip na Páscoa se pronuncia to a procura de mais parcerias, quem sabe fechamos uma van ou excursão. Curti muito o teu relato aqui e peguei algumas dicas para meu roteiro. Está showw!! Abraço

  9. Estevão Stroher 2 de abril de 2014 at 14:19 Reply

    Oii Ricardo estou planejando minha ida ao Uruguay no próximo feriadão de Páscoa. Curti muito o teu relato aqui e peguei algumas dicas para meu roteiro. Está showw!! Abraço

  10. Franciele Hanusch 13 de março de 2014 at 19:05 Reply

    Olá Ricardo, pretendo ir a Punta del Diablo para o feriado de páscoa, que passeios me recomendaria? Como faço para ir? Como chego a Cabo Polonio de carro? Tem alguma agência ou empresa que nos leva aos passeios? Obrigada.

    • Ricardo Pritsch 14 de março de 2014 at 12:10 Reply

      Oi Franciele,

      Punta del Diablo é uma cidade pequena, não sei se há agências de turismo lá. Os passeios se resumem em caminhadas pela cidade, a feirinha de artesanato e suas praias. Um passeio muito legal é ir para o Parque de Santa Teresa e laguna negra, que ficam a 9km da cidade em direção a fronteira com o Brasil.

      Pra Cabo Polonio é possível ir de carro, porém tem que deixar ele antes de chegar as praias, e o traslado é feito por caminhões da prefeitura que, acredito, ser feito a cada 30 minutos.

      Abraço e boa viagem.

  11. lilian 4 de março de 2014 at 16:40 Reply

    Oi Ricardo, estou me programando para ir para o Uruguai em abril do dia 05 á 13 com uma amiga, vamos ficar dois dias em Montevidéu e depois vamos ficar o resto dos dias em Punta del este, vc acha q conseguimos fazer bate-voltas para punta del diablo e cabo Polonio… dá pra fazer passeios de bike em punta del este?? obrigada!!! adorei tudo!!!

    • Ricardo Pritsch 5 de março de 2014 at 15:45 Reply

      Oi Lilian,

      de Punta del Este até Punta del Diablo dá +- 3hrs de carro. Pra aproveitar melhor o passeio, recomendo passar uma noite em punta del diablo ou cabo polônio. Abc

  12. sonia teixeira 15 de fevereiro de 2014 at 22:32 Reply

    ricardo gostaria de saber o preço dos campings em punta del diabo. obrigada.

    • Ricardo Pritsch 17 de fevereiro de 2014 at 15:07 Reply

      Sonia,

      Na época que fui, final de 2012, era em torno de R$ 20,00 a diária.

  13. Casas Buena Vista del Diablo 10 de fevereiro de 2014 at 23:38 Reply

    Olá Ricardo,

    tudo bem?

    vou compartilhar sua página sobre Punta del Diablo em nossa página, ok?
    Gostei muito do seu texto.

    abraços,
    Liza

  14. rose 30 de janeiro de 2014 at 19:31 Reply

    Oi Ricardo, poderia indicar hotel/pousada proximo das praias, iremos na páscoa.
    Obrigada.

    • Ricardo Pritsch 30 de janeiro de 2014 at 20:17 Reply

      Oi Rose,

      infelizmente não, pois das vezes que fui pra lá eu acampei e, em uma vez, eu aluguei uma casa.

      Abc,

  15. Aline Rodrigues 27 de janeiro de 2014 at 11:46 Reply

    Olá Ricardo, tudo bem?

    Eu e meu namorado estamos nos progamando para ir ao Uruguay no feriadão de páscoa e de moto!!!

    Minha pergunta é: nós vamos pelo Chui

    O que não dá pra deixar de conhecer nesses 3 dias? (já estou considerando o tempo gasto de ida e volta)

    Chegaste air em Montevideo?

    Punta del diablo? Forte de santa Teresa? Punta Del Leste? Montevideo?

    Dicas dicas dicas

    Grata

    • Ricardo Pritsch 27 de janeiro de 2014 at 12:19 Reply

      Oi Aline,

      Até da pra fazer esse roteiro que tu ta sugerindo, mas acho que vocês não vão conseguir aproveitar os lugares pro onde vão passar. Motevideo é legal ficar pelo menos um dia inteiro, tem muita coisa pra ver lá, e se forem pra lá vão deixar de ver outras coisas. Eu deixaria para uma segunda viagem e com mais tempo.

      Punta del Diablo é uma cidade pequena, o charme dela é aproveitar as praias e caminhas pelas suas ruas. O mesmo acontece com o Parque e Forte de Santa Teresa. Mas se quiserem apenas conhecer, é tranquilo fazer esse roteiro em um dia.

      Outro lugar muito bonito é Cabo Polonio, que também demanda um dia. Por fim daria pra ir até Punta del Este, onde vai mais um dia e da pra ir conhecer a Casa Pueblo em Punta Ballena, que fica ao lado de Punta del Este.

  16. Daiane Waltrick 8 de janeiro de 2014 at 18:27 Reply

    Olá. Gostaria de saber qual o trajeto vc fez para chegar a Punta del Diablo. Estou indo semana q vem. Pretendo descer a serra catarinense e litoral gaúcho. O q vc recomenda?
    Obrigada.

  17. Daiane Waltrick 8 de janeiro de 2014 at 18:22 Reply

    Olá. Sou de Cordilheira Alta e vou para Punta na próxima semana. Gostaria de saber qual o trajeto q vc fez para chegar lá. Estou pensando em descer a serra catarinense e seguir pelo litoral gaúcho. O q vc recomenda?

    Obrigada e parabéns pelo post, ficou muito bom!

    • Ricardo Pritsch 8 de janeiro de 2014 at 22:20 Reply

      Oi Daiane,

      Tudo depende do tempo disponível para a viagem.

      Se tu quer descer a Serra do Rio do Rastro e fazer o litoral gaúcho pela 101, entre Osório e São José do Norte/Rio Grande, sua viagem vai durar pelo menos dois dias, já que a estrada desse trajeto é muito ruim e cheio de buracos, inclusive ele é conhecido como a estrada do inferno.

      Caso opte por um caminho intermediário, você pode ir até Caxias do Sul, e de Porto Alegre até Rio Grande pela 116, que vai te economizar bastante tempo.

      Se preferir um caminho mais curto, pode fazer o trajeto por Santa Maria e Rio Grande, e se quiser pode aproveitar para conhecer São Miguel das Missões.

      Independente do trajeto escolhido, acredito que o charme da viagem e trajeto imperdível esta entre a cidade de Rio Grande e Chuy, divisa entre Brasil e Uruguai. Esse caminho é praticamente só de retas, planícies, poucas casas e pouco trânsito.

      Também te aconselho a sair da cidade de Rio Grande com o tanque cheio, já que o próximo posto de gasolina fica a 116 km da cidade.

  18. Rui Fernando 13 de dezembro de 2013 at 17:01 Reply

    Boa tarde, gostaria de saber qual praia no Parque Nacional de Santa Teresa é boa para o surfe e que tenha serviços próximos?
    Grato.

    • Ricardo Pritsch 13 de dezembro de 2013 at 17:48 Reply

      Oi,

      Não entendo muito de surf, mas sempre que visitei as praias vi alguém caminhando com uma prancha, então acredito que todas devam ser boas, dependendo do vento. Já as praias que tem mais serviços por perto como mercado e banheiros, são as praias de La Moza e La Achiras.

  19. Adriana 12 de dezembro de 2013 at 18:56 Reply

    Oi, Ricardo! A praia é boa para banho? O mar é muito frio?

    • Ricardo Pritsch 12 de dezembro de 2013 at 19:06 Reply

      Oi Adriana,

      as praias de Punta são boas pra banho e um pouco mais frias que as praias do sul de Santa Catarina ou do Rio Grande do Sul, mas nada que impeça um bom banho de mar.

  20. Rodrigo Vieira 4 de dezembro de 2013 at 21:53 Reply

    Boa noite, Ricardo!
    Como são as festas em Punta del Diablo, vc aconselharia passar a virada de ano por lá??

    Att.

    • Ricardo Pritsch 6 de dezembro de 2013 at 18:06 Reply

      Oi Rodrigo,

      nunca passei uma virada de ano lá, mas já conversei com o pessoal que aluga casa e eles comentaram que sempre enche, é início da alta temporada. Segundo eles vai muita gente do sul do Rio Grande do Sul.

      Abc

  21. eduarda 13 de abril de 2013 at 12:53 Reply

    eu nao gostei do nome

  22. paula 5 de fevereiro de 2013 at 11:38 Reply

    por favor, gostaria de achar acomodação na playa des pescadores…algum contato? gracias

    • Ricardo Pritsch 6 de fevereiro de 2013 at 11:37 Reply

      Oi Paula,

      Não tenho nenhum contato, mas da uma conferida nesse site: http://www.portaldeldiablo.com.uy. As vezes que fui ele me ajudou muito.

      Abraço

  23. Antonella 5 de dezembro de 2012 at 11:35 Reply

    Olá! Qual é a média de preços da alimentação?

    • Ricardo Pritsch 5 de dezembro de 2012 at 12:28 Reply

      Oi Antonella,

      O valor da alimentação varia entre 60% e 80% do preço do Brasil.

  24. pedro priolli 30 de agosto de 2012 at 02:02 Reply

    boa noite! como funciona o camping dentro do parque nacional? tem algum site ou e-mail para que eu possa contatá-los?

    muito obrigado! abs

    • pritsch 30 de agosto de 2012 at 15:20 Reply

      Oi Pedro, nunca encontrei site ou telefone. É o exército que cuida do local e para entrar nele, você deve fazer um cadastro e pagar as diárias do tempo que vai permanecer por la.
      Tem mais informações neste post Parque Nacional de Santa Teresa. Qualquer dúvida da um toque.

  25. Horace 12 de março de 2012 at 22:28 Reply

    Los campings de Punta del Diablo, son caros y están lejos de las playas. Les recomiendo ir directo a Santa Teresa, el parque que está pegado al pueblo, a 9 kms antes, llegando por Ruta 9.

  26. marcia 4 de fevereiro de 2012 at 21:18 Reply

    queria saber se tem dica de hotel ou pousada camping,grato

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *