Região Centro-Sul do Chile: Frutillar – Puerto Varas – Vulcão Osorno

A região centro-sul do Chile é denominada como região dos rios e lagos. É caracterizada pelas cidades típicas alemãs, todas muito limpas e organizadas. Pro lado de Santiago há maior concentração da produção de uvas e frutas, e de leite mais para o Sul, tudo aparentemente em pequenas propriedades rurais. Essa região também é chuvosa com muitos lagos, rios, matas verdes e natureza preservada.

Frutillar

Frutillar é um povoado com cerca de 17 mil habitantes que fica às margens do Lago Llanquihué. Ela é menos badalada que sua vizinha, Puerto Varas, o que torna os valores de hospedagem menores, favorecendo a pernoite na cidade.

Frutillar a noite

Frutillar a noite

Conhecer a cidade é muito tranquilo, e o recomendado é dar uma volta pela avenida principal que margeia o lago e onde concentra a maior parte do comércio e restaurantes. Como a cidade é típica alemã, um lugar imperdível, é o clube alemão, que serve comidas típicas alemãs e vinhos da região.

Frutillar

Frutillar

Puerto Varas

Puerto Varas fica a 40 km de Frutillar, caso o caminho escolhido seja margeando o Lago Llanquihué. A cidade é pequena e a avenida Costaneira à beira mar é uma das mais movimentadas ruas de Puerto Varas. O que é compreensível, já que é possível contemplar o lago com o Vulcão Osorno como plano de fundo.

Puerto Varas

Puerto Varas

Vulcão Osorno

Assim como no Vulcão Villarrica, também é permitido ir até o cume do Vulcão Osorno (este já adormecido), porém a caminhada deste é mais longa, leva em torno de 6hrs para subir e 3hrs para descer. Aos aventureiros que querem conquistar o vulcão, basta procurar por uma agência de turismo nas cidades de Puerto Varas ou Puerto Montt para mais informações.

Estrada para chegar ao Vulcão Osorno

Estrada para chegar ao Vulcão Osorno

Pra quem quiser apenas se aproximar do vulcão, é possível chegar até próximo da metade dele de carro, o que também é recomendado, já que a visão que a altura proporciona do vale é fascinante.

Vulcão Osorno

Tempo nublado só deu pra ver parte do Vulcão Osorno

O Vulcão Osorno fica aproximadamente 60km de Puerto Varas margeando o Lago Llanquihué, e quem for até lá, outro lugar próximo e muito bonito que deve ser visitado são os Saltos do Rio Petrohue no Parque Nacional Vicente Pérez Rosales, que fica 55km de Puerto Varas ou apenas 23km do Vulcão.

Fotos de Frutillar e Puerto Varas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *