Rochefort: Abadia Notre-Dame de Saint-Remy – Bélgica


Aproximadamente a 120 quilômetros de Bruxelas, capital da Bélgica, que se encontra a cidade de Rochefort, com pouco mais de doze mil habitantes, onde está localizado o mosteiro cisterciense de Notre-Dame de Saint-Rémy.

Mosteiro de Rochefort visto por cima

Mosteiro de Rochefort visto por cima

Esta abadia trapista data de 1230, e começou a produzir cerveja a partir de 1595, destinada, na época, apenas ao consumo dos monges.

Este mosteiro passou por diversas dificuldades desde sua fundação. Um dos primeiros momentos críticos foi em 1568 quando foi invadido por saqueadores. Quase 100 anos depois, em 1650, foi invadido por exércitos protestantes e, em seguida, demolido durante a revolução francesa. A propriedade foi confiscada em 1797, mas, em 1912, recuperou a condição de abadia. Em 1918, durante a Primeira Guerra Mundial, foi saqueada por tropas alemãs e a produção cervejeira foi interrompida, produção plenamente restabelecida somente após o fim da Segunda Guerra Mundial.

Cervejaria do mosteiro de Rochefort

Cervejaria do mosteiro de Rochefort

A partir da década de 50 a cervejaria foi expandida e modernizada com novos equipamentos para brassagem e engarrafamento, e hoje ela produz anualmente cerca de trinta e cinco mil hectolitros de cerveja.

Cervejas da Rochefort

A Rochefort produz três cervejas, a Rochefort 6, 8 e 10, e os nomes indicam o grau de concentração do mosto, segundo a antiga escala belga, não mais utilizada. Em essência, as 3 cervejas são a mesma receita, apenas variando na graduação alcoólica.

Tampas das cervejas trapistas da Rochefort

Tampas das cervejas trapistas da Rochefort

As cervejas são fabricadas com os mesmos ingredientes desde a década de 1960: água, levedura, maltes pale ale e caramelo, variedades de lúpulos aromáticos e de amargor (Hallertauer e Styrian Goldins), candy sugar e um “ingrediente secreto”, que segundo boatos é coentro. A levedura é usada primeiramente na Rochefort 6 e depois transferida para a 8 e a 10.

Confira a seguir a degustação das três cervejas produzidas pela Rochefort.

Degustação Rochefort 6

Cerveja: Rochefort 6
ABV: 7,5%
Estilo: Belgian Dubbel
Temperatura: 8-12°C
Copo: Cálice
Nota no site ratebeer.com: 98

Cerveja Trapista Rochefort 6

Cerveja Trapista Rochefort 6

Uma cerveja Ale com 7,5% de teor alcoólico que ao verter na taça apresentou coloração âmbar escuro com colarinho denso e persistente.

O aroma é doce do malte e frutado. Lembra avelã, caramelo, chocolate, leve cravo, ameixa e frutas passas, além de sutil aroma de álcool.

Uma cerveja encorpada com sabores que acompanham o aroma. O final é seco, alcoólico com leve amargor.

Degustação Rochefort 8

Cerveja: Rochefort 8
ABV: 9,2%
Estilo: Belgian Dark Strong Ale
Temperatura: 13-15°C
Copo: Cálice
Nota no site ratebeer.com: 100

Cerveja Trapista Rochefort 8

Cerveja Trapista Rochefort 8

A Rochefort 8 tem coloração marrom acobreado com creme bege. O dulçor do malte se destaca no aroma, seguido por notas de caramelo, frutas passas, chocolate e leve álcool.

É uma cerveja encorpada com sabor que inicia doce e continua frutado, os 9,2% de álcool são percebidos ao final do gole com leve sensação de aquecimento.

Degustação Rochefort 10

Cerveja: Rochefort 10
ABV: 11,3%
Estilo: Belgian Dark Strong Ale
Temperatura: 13-15°C
Copo: Cálice
Nota no site ratebeer.com: 100

Cerveja Trapista Rochefort 10

Cerveja Trapista Rochefort 10

No copo a cerveja apresentou coloração marrom acobreado e boa formação e estabilidade da espuma. O aroma é de fruta passa, ameixa e figo, com toque de açúcar queimado. Há leve sensação alcoólica que fica mais perceptível conforme a temperatura da cerveja aumenta.

A primeira percepção na boca é doce e frutado, e o final seco com leve amargo. A Rochefort 10 é encorpada e passa uma sensação cremosa seguida de leve aquecimento alcoólico, que se equilibra com o doce do malte.

Como chegar ao mosteiro de Rochefort

Silêncio e solidão são algumas das especificidades da vida monástica, e por isso, o mosteiro não pode ser visitado. Porém, eles possuem uma hospedaria que acomoda cerca de 20 pessoas com reserva prévia.

Hospedaria

Horário de atendimento: 9:30-12:00 e 14:30-16:30
Telefone: (32) (84) 22.01.40

Abadia

L’Abbaye Notre Dame de Saint-Remy
rue de l’Abbaye 8
B-5580 Rochefort

Fontes

  • URL: http://www.abbaye-rochefort.be
  • URL: http://belgium.beertourism.com/belgian-breweries/trappistes-rochefort
  • Livro: 1001 cervejas para beber antes de morrer
  • Livro: Cerveja: Guia Ilustrado Zahar
  • Livro: A mesa do mestre cervejeiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *