Santiago: A capital do Chile

Uma capital europeia na América Latina. Essa foi a impressão que Santiago deixou ao conhecer ela. Uma cidade organizada, tranquila, limpa, povo educado, estacionamentos subterrâneos e trânsito sem congestionamento.

Bandeira do Chile

Bandeira do Chile

A capital chilena fica a aproximadamente 100 km ao leste da Cordilheira dos Andes, que em dias com pouca poluição é possível avistá-la no horizonte.

Bairro los Dominicos

Fim de tarde em Santiago

Santiago é uma cidade de fácil circulação. Há cinco linhas de metrô que abrangem boa parte do perímetro urbano e ônibus que atentem toda a cidade. Se locomover de carro também é tranquilo, só um pouco estressante nos horários de pico, mas nem se compara com o trânsito de São Paulo, por exemplo. Táxis também são fáceis de pegar, porém há dois tipos deles, os comuns, que utilizam taxímetros, e os coletivos, onde se paga uma tarifa fechada dependo do local desejado. A diferença entre eles é que o coletivo tem uma placa triangular em cima do carro e o comum tem uma placa escrito “táxi”.

Atrações turísticas de Santiago

Boa parte dos pontos turísticos centrais de Santiago podem ser visitados a pé, e a primeira parte da visita a cidade se resume a uma caminhada pelas ruas do Centro de Santiago. Iniciamos pela Iglesia y Convento de San Francisco, de 1618, considerada um dos monumentos arquitetônicos mais antigos do Chile; Museo Chileno de Arte Precolombino, que tem mais de três mil objetos pré-hispânicos feitos por índios brasileiros, mexicanos e de regiões andinas.

Estátua Moai

Estátua de um Moai

Apenas a uma quadra do museu esta a Plaza de Armas, que é a praça central e o marco zero da cidade, é onde se encontra o Museo Histórico Nacional e a Iglesia Catedral, que tem alguns objetos históricos e abriga as tumbas de alguns soldados mortos na Guerra do Pacífico. Em seguida passamos pelo teatro municipal e o Mercado Central, onde experimentamos uma tradicional comida chilena, a Centolla. No mercado encontramos muitos brasileiros trabalhando, principalmente no restaurante onde almoçamos, o El Galeon.

Mercado Central de Santiago

Mercado Central de Santiago

Para o segundo dia do passeio, contratamos um guia turístico para apresentar o restante da cidade e outros lugares distantes, como a vinícola Concha Y Toro.

Nosso motorista e guia se chamava Patrício Labarca Labarca. Uma pessoa excepcional, engraçado e entusiasmado com seu país, um patriota.

Santiago

Ruas de Santiago

Voltando ao passeio… Começamos o tur passando pelos principais pontos do centro histórico, praticamente os mesmos da caminhada, porém com o guia contanto a história de cada um. Visitamos o Cerro Santa Lucía, um morro de 70 metros com o Castelo Hidalgo, forte e construções históricas, de onde se tem uma bela visão do centro antigo e novo de Santiago.

Cerro Santa Lúcia

Cerro Santa Lúcia em Santiago

Conhecemos o Estádio Nacional, onde o Brasil conquistou o Bicampeonato Mundial de Futebol contra a Checoslováquia, em 1962; A Hípica de Santiago, onde conseguimos assistir a duas corridas de cavalos, e nesse dia o cavalo Corinthians ficou em último lugar. Depois saímos da cidade em direção ao Vale do Maipo para conhecer a famosa vinícola Concha Y Toro. Durante o percurso até a vinícola há um conjunto de casas desocupadas, pertencentes ao Governo, que são destinadas a desabrigados em catástrofes, como terremotos.

Estádio Nacional

Estádio Nacional de Santiago, onde o Brasil conquistou o Bicampeonato Mundial

Feita a visita e degustação de vinhos na Concha Y Toro, Patrício nos levou para conhecer alguns bairros da cidade – que não estavam no pacote e não estão nos roteiros turísticos – como o Bairro Las Condes, que é um bairro mais moderno de classe média, o Bairro España e Itália que tem diversas lojas de antiguidades. O Bairro Los Dominicos possui uma igreja com o mesmo nome e uma grande feira de artesanato, com mais de 160 expositores, seguindo pelas ruas do bairro, Patrício nos levou em um mirador, que dava uma bela vista da cidade.

Igreja Los Dominicos

Igreja Los Dominicos em Santiago

Para encerrar o tur com o guia, ainda conhecemos o Bairro Bela Vista que é um bairro boêmio com muitos bares, restaurantes e vida noturna. O centro financeiro, Plaza Peru, Prefeitura Lascondes e a Escola militar.

Plaza de armas

Plaza de armas e Igreja Catedral de Santiago

A noite encerramos nossa visita em Santiago com um jantar no famoso restaurante giratório (www.giratorio.cl), que apesar de ser um restaurante um pouco mais caro, vale muito a pena conhecer, ele da uma voltar de 360˚ a cada 45 min e a visão lá de cima é espetacular.

Fotos de Santiago

Sugestão de Roteiro pelo centro

A seguir uma sugestão de passeio que pode ser feito a pé pelos pontos turísticos centrais de Santiago.

Informações e Endereços

O tur foi feito com o motorista e guia Patricio Labarca Labarca (hepalala@hotmail.com – cel. 09 262 5947), que contou a história do país e alguns acontecimentos históricos com muito entusiasmo e muita paixão.

Iglesia y Convento de San Francisco
Endereço: Calle Londres, 4, esquina Avenida Libertador Bernardo O Higgins

Museo Chileno de Arte Precolombino
Endereço: Bandera, 361
Site: www.precolombino.cl

Plaza de Armas
Endereço: Plaza de Armas

Museo Histórico Nacional
Endereço: Plaza de Armas, 951
Site: www.museohistoriconacional.cl

Iglesia Catedral
Endereço: Plaza de armas, 402
Site: www.iglesiadesantiago.cl

Teatro municipal
Endereço: Agustinas, 794
Site: www.municipal.cl

Mercado Central
Endereço: San Pablo, 967
Site: www.mercadocentral.cl

Restaurante El Galeon
Endereço: Mercado central, Local 26, 63 e 80
Site: www.elgaleon.cl

Vinícola Concha Y Toro
Endereço: Avda. Virginia Subercaseaux 210, Pirque
Site: www.conchaytoro.com

Cerro Santa Lucía
Endereço: Rua Santa Lucia esq Av. O’Higgins

Estádio Nacional
Endereço: Av Grecia 2001, Ñuñoa 02
Site: www.ind.cl/recintos-deportivos/estadio-nacional/Paginas/Estadio-Nacional.aspx

Hípica de Santiago
Endereço: Avda Blanco Encalada 2540
Site: www.clubhipico.cl

Plaza Peru
Endereço: Av Isidora Goyenechea 3051, Las Condes

Restaurante giratório
Endereço: Avenida Nueva Providencia, 2250, piso 16, Providencia
Site: www.giratorio.cl
Fone: (56) 2-2232 1827
Obs: Reservas somente por telefone

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *