Snowdonia: O topo do País de Gales

Snowdonia é o maior parque nacional do País de Gales e é ali que está a montanha mais alta da Inglaterra e País de Gales. Pra quem está em busca de aventura, o parque é o destino certo.

Subindo o Snowdon

Subir até o topo do Snowdonia é uma experiência incrível e fantástica. Pra quem parte de Llanberis são 980 metros de subida em uma distância de 8km. Esse é considerado o caminho mais fácil dos 6 possíveis até o topo, e por isso costuma ser bastante movimentado.

Início da trilha partindo de Llanberis

Início da trilha partindo de Llanberis

Mas não se engane por ele ser o mais fácil. O percurso tem tempo estimado de 6h para ir e voltar e a subida é bastante cansativa, principalmente para quem não tem nenhum preparo.

Comecei a trilha às 6h da manhã e o caminho estava praticamente vazio, passei apenas por um grupo de ciclistas e uma mulher passeando com seu cachorro, isso logo no início da trilha. Só cruzei com mais pessoas próximo do topo, quando as diversas trilhas começam a se juntar. Na descida (ou retorno) peguei tráfego de pessoas somente depois da metade do caminho.

Subida ao Snowdon

Subida ao Snowdon

Trilho de Trem que cruza a trilha

Trilho de Trem que cruza a trilha

Subida ao Snowdon

Subida ao Snowdon

Com o caminho livre, consegui fazer um tempo bem abaixo da média dos relatos que li na internet, 3:20h para ir e vir. O frio e o vento foram determinantes para aceleraram a volta. Conforme ia chegando ao topo, tanto o frio quanto os ventos aumentavam, e pra piorar, esqueci de levar minhas luvas. Ao chegar ao cume do morro mal consegui tirar as mãos do bolso da calça para fotos e até mesmo me equilibrar por causa dos fortes ventos, por isso fiquei ali foi por pouco tempo, não mais que 5 minutos.

Subida ao Snowdon

Subida ao Snowdon

Topo do Snowdon

Topo do Snowdon

Por isso, antes de subir, recomendo muito verificar a previsão do tempo. O clima varia muito durante o dia nessa região, sendo importante estar antenado para escolher o melhor momento para subir. Na minha subida a chance de fechar o tempo era de apenas 10%, e acredito que estes 10% coincidiram exatamente quando estive lá, pouco depois da metade do caminho o tempo fechou e mal dava pra ver mais que um palmo a frente, além de fortes ventos. Confesso que fiquei um pouco triste por ter perdido parte da paisagem, mas a ótima sensação de felicidade e de dever cumprido de ter chegado ao topo, com certeza, não foi menor por causa disso.

Subida ao Snowdon

Subida ao Snowdon

Mas, de modo geral, pra quem tem um pouco de preparo físico, a trilha não é difícil. Tem poucos pontos com elevação acentuada, e se conseguir seguir num ritmo constante, aproveitando para descansar um pouco quando parar para beber água ou comer algo, ela não fica tão cansativa. Quem não tiver preparo físico, estiver acompanhado de crianças ou preferir a comodidade poderá fazer o caminho de trem que parte da cidade de Llamberis. Se o trem for o teu objetivo, pode ir para o final do post, lá falo mais sobre isso.

Trilha ao Snowdon

Trilha ao Snowdon

Aos desconfiados ou que possuem receio de se perder. Pode ficar tranquilo, todo o percurso é bem demarcado e sem obstáculos. Inclusive muitos trechos podem ser feitos caminhando ao lado de outra pessoa. Inclusive, praticamente todo o percurso é acompanhado pelos trilhos do trem, então se tiver alguma dúvida se está no caminho certo é só olhar para os lados e procurar por eles.

O que levar na mochila

Se já esta decidido que vai subir o Snowdon, depois de conferir a previsão do tempo, o próximo passo é definir o que levar na mochila. Não pode ser muita coisa pra não ficar pesado. Não pode faltar água e casaco e é recomendável levar corta vento, toca, luvas, protetor solar e algum lanche.

Subi o Snowdon na primavera europeia, maio de 2017. A previsão do tempo no dia era de mínima de 9°C e máxima de 17°C. Porém a partir da metade do percurso os fortes ventos e a neblina deixaram a sensação térmica muito abaixo disso, sendo necessário usar toca, casaco para esquentar e mais um corta vento para não congelar de frio.

Subida ao Snowdon

Subida ao Snowdon

Dessa forma, a fim de evitar contratempos na subida, segue os itens que levei comigo na subida do Snowdonia:

  • Calçado apropriado para trilhas e se possível resistentes a água
  • alça segunda pele
  • Calça apropriada para trilhas e se possível resistente a água
  • Camisa segunda pele
  • Casaco térmico – eu fui com um moletom
  • Casaco corta vento e resistente a água
  • Touca de lã
  • Luvas pra frio – esqueci de levar na subida, mas é um item essencial
  • Óculos

Para comer e beber:

  • 1,5L de água
  • 4 barras de cereal
  • 1 sanduíche

Além de acessórios para fotos ou vídeos como celular e máquina fotográfica.

Como chegar ao Snowdon

São várias trilhas para chegar ao topo do Snowdonia, porém a mais tranquila é a partir da cidade de Llanberis, e além disso, pra quem vai de transporte público, o acesso a cidade também parece ser facilitado com maior quantidade de linhas e horários de ônibus.

Outro fator decisivo pela cidade é que é a mais próxima de Holyhead, de onde sai o ferry boat para Dublin, meu próximo destino.

Minha ida a Llanberis começou na capital Cardiff, foram 6h de trem até Bangor e mais 1:30h de ônibus até Llanberis.

O ponto de ônibus fica a poucos metros da estação central de Bangor, é só atravessar a rua a partir da saída principal da estação e virar a esquerda, e já na esquina da dá pra ver o ponto de ônibus e a placa indicando as linhas que passam por ali.

As linhas de ônibus que vão direto de Bangor até Llanberis são a 85 e 86, sendo que a primeira é de hora em hora. Também existem outras opções de linhas, porém tem que fazer baldeações.

O percurso de ônibus é bem tranquilo e com lindas paisagens, boa parte dele é por área rural e pequenos vilarejos. Vale a pena curtir o visual durante a viagem.

Outras trilhas até o topo

Llanberis é apenas umas das trilhas para se chegar ao topo do Snowdon. Como Llanberis é a trilha mais tranquila de todas, consequentemente é a que possui maior quantidade de pessoas subindo e descendo. Caso estiver em busca de mais aventura para subir, pode optar por outros caminhos, ou até mesmo subir por uma trilha e descer por outra.

Para mais informações das outras trilhas, o infográfico abaixo tem informações sobre todos os caminhos até o topo, com certeza ele vai te ajudar a planejar a subida.

[ clique na imagem para ver ela em tamanho maior ]

Caminhos até o topo do Snowdon

Caminhos até o topo do Snowdon

Snowdon Mountain Railway

Caso você não queira subir até o topo caminhando, há possibilidade de ir até lá de trem, mas somente pela cidade de Llanberis.

O trem funciona diariamente entre maio e outubro e em boas condições climáticas. São 2:30h de passeio onde 2h são para ir e vir mais 30 minutos no topo. Também é possível apenas subir de trem ou descer com ele, porém o valor da passagem não é menor por causa disso.

Como o trem costuma estar lotado, sugiro reservar a passagem com antecedência pelo site www.snowdonrailway.co.uk, porém terá que pagar uma taxa de 3,5 libras por isso, mais 29 libras da passagem (mai/2017).

Links Úteis

Vídeo da subida ao Snowdon

Abaixo um compilado em vídeo da minha subida ao Snowdon. O áudio não esta muito bom por causa dos fortes ventos, e também pela minha limitação técnica em edição de vídeos hehehe, mas da pra ter uma ideia de como foi a subida.

Fotos da subida ao Snowdon

Sobre

Chapecoense, Publicitário, Sommelier de Cerveja e aprendendo a fazer cerveja. Escritor do Rango e Trago, viajante e apaixonado por novas culturas. Me siga no Twitter, no Facebook e no Google+.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *