Termas Romanas de Bath

É praticamente impossível falar de Bath sem incluir também os Romanos, já que foram eles que encontraram e construíram as primeiras termas nas nascentes de água quente da cidade após invasão a Inglaterra por volta de 75 d.C.

As termas de Bath é uma das mais bem preservadas termas romanas do mundo, e o local se mantém bastante movimentado desde a antiguidade. Mas naquele tempo as termas eram um centro de peregrinação que atraia pessoas de diversos cantos da Europa em busca das propriedades mágicas e curativas das águas. Atualmente sabe-se que o poder curativo é mito e o local é explorado apenas para turismo.

Thermas Romanas de Bath

Thermas Romanas de Bath

Thermas Romanas de Bath

Thermas Romanas de Bath

Durante toda a visita passamos por objetos de época como moedas, esculturas, manuscritos e maquetes explicando o funcionamento de todo o complexo. Ah, também recebemos um áudio-guia em português na entrada que narra alguns acontecimentos e explica os principais setores.

Grande Terma

Grande Terma

Grande Terma

Grande Terma

Thermas Romanas de Bath

Thermas Romanas de Bath

O passeio se divide em três partes, ou melhor, em três tipos de banhos, os quentes, mornos e frios, sendo que cada um tinha um propósito medicinal. O ponto alto da visita é a grande terma. É uma piscina com água esverdeada e uma penumbra branca da evaporação da água. A piscina é cercada por fileiras de colunas em estilo romano e com estátuas no piso superior. Vale a pena parar um pouco e imaginar um aglomerado de pessoas tomando banho e conversando sobre política, negócios ou apenas jogando conversa fora.

Caldarium

Caldarium

Frigidarium

Frigidarium

O segundo momento é o salão das águas quentes, ou caldarium, ali funciona uma espécie de sauna. A água quente passava por blocos de pedras na parte de baixo do piso e as pessoas ficavam na parte superior. Por fim tem o frigidarium, ou parte fria, que atualmente é uma piscina fria e cheia de moedas.

Ah, só para frisar, não é permitido entrar ou colocar a mão na água em nenhum momento do passeio. Mas, ao final, há possibilidade de beber um pouco da água das termas, mas já aviso, ela é morna, salgada e com gosto de ferro.

Para quem quiser se aventurar também dá para tomar um banho nas águas termais, há Spa’s na cidade que oferecem esse serviço.

Fotos das Thermas Romanas de Bath

Sobre

Chapecoense, Publicitário, Sommelier de Cerveja e aprendendo a fazer cerveja. Escritor do Rango e Trago, viajante e apaixonado por novas culturas. Me siga no Twitter, no Facebook e no Google+.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *