Treze Tílias – Santa Catarina

Treze Tílias é uma pequena cidade do meio oeste catarinense. Tem pouco mais de 6 mil habitantes e foi fundada em 1933 por imigrantes Austríacos da região do Tirol.

Em meio a depressão econômica pós Primeira Grande Guerra, o ex-ministro da agricultura Austríaco Andreas Thaler negociou alguns lotes das terras catarinenses para, em 13 de outubro de 1933, fundar a cidade de Treze Tílias quando desembarcou o primeiro navio de imigrantes. Posteriormente, vieram de mesma região do Tirol imigrantes italianos e alemães para colonizar a região.

Praça e Prefeitura de Treze Tílias

Praça e Prefeitura de Treze Tílias

O nome da cidade tem como referência o livro de poemas Dreizehnlinden, do alemão Friedrich Wilhelm Weber, que traduzido é As Treze Tílias. Os poemas fazem alusão aos mesmos sonhos que os imigrantes tinham ao emigrar para o Brasil, por isso batizaram a cidade em homenagem a este poema.

O que fazer em Treze Tílias

Praticamente todas as construções da cidade fazem alusão a arquitetura da região do Tirol, como a prefeitura, prédios, casas e museus. Além do artesanato e comidas típicas.

Casa típica de Treze Tílias

Casa típica de Treze Tílias

Há na cidade muitas lojas de escultores locais, isso porque, segundo conversas, também é uma característica comum do povo austríaco. Como o inverno na região do Tirol era longo e intenso, e não dava pra fazer muita coisa fora de casa, para passar o tempo as famílias entalhavam pedaços de madeira no porão da casa.

Secretaria de Turismo de Treze Tílias

Secretaria de Turismo de Treze Tílias

Uma sugestão é fazer um passeio a pé pelo centro da cidade. Além das lojas de escultura dá pra ver e visitar muita coisa legal, e um ponto de partida interessante é a Casa de Cultura na Secretaria de Turismo. A visita na Casa de Cultura é gratuita, onde dá para assistir um vídeo de pouco mais de 5 minutos, com o resumo da história do município.

Museu Municipal Andreas Thaler

Museu Municipal Andreas Thaler

Museu Municipal Andreas Thaler

Museu Municipal Andreas Thaler

O próximo destino fica a pouco metros dali, o Museu Municipal Andreas Thaler, antiga casa do fundador de Treze Tílias. O Museu tem muitos utensílios e objetos da época, ferramentas utilizadas no tempo da colonização e os ambientes da casa remetendo a época dos anos 30.

Praça Andreas Thaler e Igreja Matriz

Praça Andreas Thaler e Igreja Matriz

Pouco mais a diante está a Prefeitura com uma bela arquitetura austríaca e a frente dela a Praça Andreas Thaler e Igreja Matriz, com mobiliário em madeira talhada, com lindas esculturas e muito bem cuidada.

Café Eiskaffe Trudi

Café Eiskaffe Trudi

Apfel Strudel com chantilly e sorvete de creme

Apfel Strudel com chantilly e sorvete de creme

Depois de uma caminhada, nada melhor que parar um pouco para descansar e beber algo, e a recomendação é ir ao Café Eiskaffe Trudi, anexo ao mini golfe, no centro da cidade. O lugar é lindo e tem um açude a frente com peixes enormes, além de ter sobremesas típicas deliciosas como Apfel Strudel com chantilly e sorvete de creme, e Knodel Doce com recheio de chocolate acompanhado de farofa doce e sorvete de creme. Uma delicia!

Restaurante Edelweiss

Restaurante Edelweiss

Além de belas paisagens, arquitetura e comida, a cidade também é ótima pra quem gosta de uma boa cerveja. Treze Tílias é cidade natal de uma das principais e muito premiada micro cervejaria do País, a Bierbaum. Vale muito a pena visitar a fábrica e o Restaurante Edelweiss, anexo a cervejaria. O restaurante possui pratos típicos e rodízio de pizza, além de servir toda a carta de cervejas da Bierbaum. Sugiro experimentar o joelho de porco harmonizando com a Double Alt Bier ou Double Dunkel, ambas as cervejas combinam muito bem com o prato.

Mundo Tirolês

Mundo Tirolês

A poucos metros da entrada do restaurante há o Mundo Tirolês, lugar ideal pra quem quer levar alguma lembrança da cidade. O Mundo Tirolês é um mini shopping com artesanato local e lembrancinhas temáticas da cidade e cultura local. Ali também dá pra comprar um livro de receitas típicas trazidas pelos imigrantes.

Parque Lindendorf

Parque Lindendorf

Dança típica no Parque Lindendorf

Dança típica no Parque Lindendorf

Um lugar imperdível é o Parque Lindendorf (entrada R$ 24,00 mar/2017), que tem pequenas trilhas que passam ao redor do lago, jardins e alguns animais como capivara, ovelha, avestruz e patos. Além disso, também possui um restaurante com comidas típicas que aos finais de semana tem dança e musicas típicas.

Minicidade no Parque Lindendorf

Minicidade no Parque Lindendorf

Outra atração do parque é a minicidade. Uma maquete gigante da cidade de Treze Tílias. Ali é possível visualizar de forma panorâmica toda a geografia e localização dos pontos turísticos da cidade.

Onde ficar em Treze Tílias

Há grande variedade de hotéis em Treze Tílias, sendo a maior concentração no centro da cidade. Fiquei hospedado no Hotel Schneider, nas SC 455, próximo do pórtico de quem vem da cidade de Joaçaba.

Hotel Schneider

Hotel Schneider

O hotel dá a impressão de casa da vó, que segundo a recepcionista é exatamente esse o objetivo dos donos. Todos os quadros e objetos em madeira do hotel foram feitos pelo casal que fundou e um dos filhos, que ajuda a administrar o hotel após falecimento do pai. Portas, bancos, mesas, ornamentos, relógios de parede dentre outras esculturas foram feitas pela própria família

Hotel Schneider

Hotel Schneider

Além do mais, o café da manhã é farto e tudo feito pela dona do hotel, que gosta de passar essa sensação de que estamos numa casa de família. Um exemplo disso, são mesas grandes que acomodam cerca de 10 pessoas e que incentivam a comunicação entre elas.

Fotos de Treze Tílias

5 Comentários para “Treze Tílias – Santa Catarina”

  1. Vilsone Becker Pivetta disse:

    Ola gostaria de conhecer Treze Tilias , moro em Viamão RGSul mas vou em casa de meu filho em Brusque SC , de la como chego de carro ? É que distância ?

  2. Regina A R Pinon disse:

    Gostaria de conhecer Treze Tilias no final de outubro. Sou de Salvador Bahia e queria passar meu aniversário por aí e outras cidades proximas de influência alemã, italiana etc. Como estará o clima e existe algum festejo típico nesta época?Ha ligaçao fácil entre as cidades? E os preços ?Ficarei muito contente se me ajudarem.

  3. Francisca Maria Alves Abreu disse:

    Gostaria de visitar a cidade , mas ficar hospedada num hotel central,
    em princípio. Iria de avião do Rio a Florianópolis e preciso de ajuda e orientação como chegar a Treze Tílias, tipo melhor de transporte e quanto tempo até lá.
    Li no facebook que nos dias 7, 8 e 9 tem a festa Winterbierfest em julho. Como reservar o hotel?
    Também gostaris de saber preços de diárias.
    Pretendo ir com meu filho, logo tendo ele 40 anos, seriam precisos dois quartos ou um com seperação.
    Aguardo resposta desta cidade que achei adorável. Atenciosamente, Francisca.

    • Olá Francisca!

      A melhor forma de ir de Florianópolis até Treze Tílias é de ônibus. É uma viagem com cerca de 6h.
      Apenas recomendo o hotel na qual me hospedei quando visitei a cidade, descrito no post, mas tu pode procurar hotéis em sites especializados, têm diversos lá.

      Abc e boa viagem!

    • Claudio disse:

      É mais fácil vocês pegar um vôo até Chapecó que fica próximo, ou vis até Curitiba. A distância é muito menor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *