Trilha do Pitoco, Chapecó Santa Catarina

Com cerca de 3 km de trilha, 5 cachoeiras, muito verde e paisagens de tirar o fôlego, a Trilha do Pitoco é um dos principais atrativos do ecoturismo do Oeste Catarinense e recebe este nome em homenagem ao Pitoco, cachorrinho que acompanhava as pessoas pela trilha.

A Trilha do Pitoco esta localizada na Linha Alto Capinzal no Goio-ên, à 28 km do centro de Chapecó em direção ao Rio Grande do Sul pela SC-480. O acesso a trilha se dá pela Rota Vale do Uruguai, em torno de 8 km de estrada de chão, em boas condições e com um visual deslumbrante.

Início da Rota do Rio Uruguai

Início da Rota do Rio Uruguai.

Aproximadamente na metade da estrada de acesso a trilha, há o Mirante da Ferradura onde é possível visualizar a grandeza do vale do rio Uruguai.

Mirante do Vale do Uruguai

Mirante do Vale do Uruguai

O valor para ingressar na Trilha do Pitoco é de R$ 10,00 (em 2012) que conta com estrutura para camping, churrasqueiras e banheiros. Como o Sr. Gumercindo, dono do local, faz questão de manter o local o mais natural possível, o visitante irá apenas encontrar churrasqueiras feitas de pedras, deixadas por outros visitantes e área de camping sem demarcações para barracas, mas como boa parte da área de camping é plana, isso não é um problema.

Trilha do Pitoco

Trilha do Pitoco

No verão o camping fica lotado nos finais de semana, mas a grande maioria dos visitantes não vai além da primeira ou segunda cachoeira da trilha e ficam se banhando ali mesmo, nas águas limpas do rio que acompanha a trilha.

O percurso conta com 5 quedas de água que variam entre 8 e 45 metros, sendo a última a maior delas. Cada cachoeira possui um nome, sendo:

  • Nova Vida
  • Corrente Branca
  • Vestido de Noiva
  • Pequeninha
  • Três Princesas

Demoramos aproximadamente 3 horas para realizar os 3 km (ida e volta) de toda a trilha, com algumas paradas para descanso e outras apenas para curtir o visual.

Trilha do Pitoco

Trilha do Pitoco

A trilha tem um nível de dificuldade médio e, após a segunda cachoeira, o nível de cuidado e atenção devem ser redobrados já que começam a surgir alguns obstáculos naturais mais críticos e escorregadiços.

A primeira queda, a Nova Vida, é a que possui acesso mais fácil, sem subidas, descidas e obstáculos complicados. É que mais se encontram visitantes, já que ela também tem uma ótima piscina natural para tomar banho.

Cachoeira Nova Vida

Cachoeira Nova Vida

O trajeto entre a primeira e a segunda cachoeira, a Corrente Branca, é o mais longo, e logo no início percebe-se que o nível de dificuldade e a aventuram aumentam. O mato começa a ficar um pouco mais fechado e alguns obstáculos começam a aparecer pelo caminho como pequenas pontes e escadas improvisadas de troncos e galhos de árvores e, também uma passagem por entre as pedras.

Cachoeira Vestido de Noiva

Cachoeira Vestido de Noiva

Depois de um longo caminho, é bom fazer uma pequena pausa, tomar uma água e curtir um pouco a segunda cachoeira antes de seguir a diante.

A partir daqui, o caminho entre as cachoeiras diminui, mas as dificuldades aumentam. Logo de início, para dar continuidade a aventura até a Vestido de Noiva, cachoeira seguinte, temos que subir a lateral da queda com o auxilio de cabos de aço.

Trilha do Pitoco

Trilha do Pitoco

Os cabos de aço também auxiliam na subida entre a Pequeninha e Três Princesas, quarta e quinta cachoeira.

A quinta queda, a Três Princesas, é a maior de todas, com aproximadamente 45 metros. É a cachoeira mais bela e também um ótimo lugar pra banho e fotos antes de iniciar o caminho de volta.

Cachoeira Três Princesas

Cachoeira Três Princesas

É difícil subir até o topo da quinta cachoeira, já que não há mais cordas e cabos de aço para auxiliar na subida e não existe uma trilha definida, o que dificulta a caminhada no meio do mato para chegar ao topo da cachoeira.

Depois de terminada a trilha e para recompor as energias, recomendo uma parada em uma propriedade que vende produtos coloniais para tomar um caldo de cana gelado. Ela fica cerca de 3km na estrada de retorno do acesso a Trilha do Pitoco e é um bom lugar pra esticar as pernas e conversar sobre a aventura.

Como chegar na trilha do pitoco

Abaixo o mapa para chegar a Trilha do Pitoco a partir do centro da cidade de Chapecó.

Fotos da Trilha do Pitoco

2 Comentários para “Trilha do Pitoco, Chapecó Santa Catarina”

  1. maria r r de oliveira disse:

    gostaria de informção de valor para acampa em barraca e se pode leva animal de estimação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *