Vinã del Mar e Valparaíso – Chile

Vinã del Mar e Valparaíso são cidades balneárias vizinhas, apenas 7km as separam. Porém, mesmo próximas, visualmente são bem diferentes.

Vinã del Mar é conhecida como Cidade Jardim, há flores por toda parte, canteiros, praças e em uma das entradas da cidade, tem um relógio de flores que dá boas vindas aos visitantes. É uma cidade limpa e bem cuidada. Já o colorido de Valparaíso está nas escadarias que levam ao topo dos morros nos arredores da cidade, nas pinturas dos prédios e casas, e a cidade também é mais desleixada, se comparada com a cidade vizinha e Santiago, a capital do Chile.

Vinã del Mar

Vinã del Mar é uma cidade fácil de se locomover, praticamente toda ela é dividida em blocos e separada em dois setores pelo canal Marga Marga. Ao sul estão os casarões e a área comercial, ao norte é a área nova, com casas comuns e muitos hotéis. Há também os bairros residenciais nos morros, que proporcionam uma vista espetacular da cidade e das praias.

Vinã del Mar

Visão de Vinã del Mar

As praças da cidade são lindas e limpas, muito arborizadas e floridas, um passeio a pé é uma ótima saída para conhecer o centro da cidade e as praias centrais, que apesar de bonitas, são impróprias para banho. Para quem quiser se molhar, o recomendado são as praias mais afastadas, como a Reñaca.

Vinã del Mar

Praça de Vinã del Mar

São visitas obrigatórias no centro da cidade: a Praça Vergara, o Parque Quinta Vergara, o Anfiteatro e Igreja Quinta Vergara. Todos esses locais ficam próximos uns dos outros e a pouco mais de 15 minutos de caminhada da orla.

Igreja Quinta Vergara

Igreja Quinta Vergara em Vinã del Mar

Em Vinã del Mar, em frente ao múseo de arqueologia e história Francisco Fonk (www.museofonck.cl), há uma estátua original de um Moai (rapa nui), uma das poucas que estão fora da Ilha de Páscoa.

Avenida de Vinã del Mar

Avenida de Vinã del Mar

Os hotéis do centro são mais baratos que as hospedagens próximas da orla, uma sugestão é o Hotel Royal (www.hotelroyal.cl – Rua Alvarez, 282), que é um hotel bem localizado, com preço e quartos modestos.

Fotos de Vinã del Mar

Valparaíso

Diferente de Vinã del Mar, Valparaíso é mais complicada de se locomover e mais fácil de se perder. Parece não haver muita lógica em suas ruas. Porém, os moradores da cidade são pessoas bem prestativas e na dúvida não excite em pedir ajuda para se localizar.

Ascensores de Valparaíso

Ascensores, os elevadores de Valparaíso

Um passeio pelos morros da cidade é obrigatório. A vista é magnífica, e para chegar ao topo, as melhores formas são de carro ou pelos “ascensores” – elevadores usados como meio de transporte, mas que sobem em diagonal, acompanhando a inclinação do morro.

Porto de Valparaíso

Porto de Valparaíso

Uma sugestão é caminhar um pouco pela orla, Porto e pelas ruelas do Centro Histórico da cidade, próximo da região onde há a Plaza Sotomayor e o Monumento a Los Héroes de Iquique, que é o mausoléu em homenagem aos heróis da guerra do pacífico.

Monumento a Los Héroes de Iquique

Monumento a Los Héroes de Iquique em Valparaíso

No dia que visitamos Valparaíso, estava tendo uma intervenção cultural no centro histórico, com diversos containers empilhados e distribuídos para criar diferentes palcos a céu aberto e, em cada palco, havia uma apresentação diferente como teatro, bandas de jazz, grafiteiros, pintores entre outros.

Plaza Sotomayor

Intervenção cultural na Plaza Sotomayor de Valparaíso

As casas próximas do centro histórico são bem coloridas e em diversas cores como vermelho, amarelo, verde e azul. Por ali também há bastantes e ótimos restaurantes especializados em frutos do mar, vale a pena caminhar um pouco até encontrar algum que te agrade.

A cidade também abriga uma das três casas de Pablo Neruda, conhecida como La Sebastiana. Ela fica no alto de Valparaíso e é possível ver boa parte da cidade e da baia. Pra quem gosta do poeta, recomendo andar mais 96 km pra conhecer Isla Negra, a outra casa de Neruda.

Fotos de Valparaíso

Um Comentário para “Vinã del Mar e Valparaíso – Chile”

  1. Marcia disse:

    Ótimo post. Muito bom. Ajudou a fazer o roteiro 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *